Consultoria da Sudam auxilia Roraima no Plano de Desenvolvimento
O governo do Estado de Roraima terá o apoio da equipe técnica da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) na elaboração de seu Plano de Desenvolvimento. O trabalho teve seu ponto de partida nesta quinta-feira, 20, na sede da Secretaria de Planejamento (SEPLAN-RR), com a oficina ministrada pela servidora Narda Souza, que reuniu o staf do governo de Roraima, coordenado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAN-RR). A iniciativa atende à orientação do Ministério de Integração Nacional (MI) para dar apoio aos Estados da Amazônia na elaboração de seus planos.
Para dar partida ao projeto no âmbito da Sudam, os técnicos da Diretoria de Planejamento (DIPLAN) elaboraram um estudo sobre o Estado de Roraima que lhes servirá de base. Um Grupo de Trabalho (GT), da Sudam, vem estudando estruturas metodológicas, com a finalidade de prestar esse apoio aos estados, que vem sendo realizado por meio de Termos de Cooperação Técnica com os governos dos estados, sem repasse de recursos financeiros. “É o nosso conhecimento que, junto com o deles, vai auxiliar na elaboração dos planos”, afirma Narda Souza. A partir desse estudo, foi elaborado um ensaio de estrutura, contendo os passos elementares para a elaboração do plano, para que cada estado adapte a sua realidade. “Nosso papel na oficina é de mediadora do grupo para fornecer subsídios para que eles reflitam sobre a sua realidade”, diz.
Segundo Narda Souza, alguns estados como o Pará, Rondônia e Mato Grosso já elaboraram os seus planos e os demais estados contarão com a consultoria dos técnicos da Sudam, que já detém a expertise, e já vem atuando, por exemplo, junto ao estado do Amapá. A oficina foi ministrada a partir da apresentação do governo do estado, gerando um debate acerca das suas necessidades para a elaboração do plano. A partir disso, serão compiladas as informações para adaptar à estrutura metodológica elaborada pela Sudam, de acordo com sua realidade. Esse é um primeiro momento a partir do qual será feito um acompanhamento multidisciplinar com todos os técnicos da Diplan que acompanharão os próximos passos do trabalho. “É uma experiência enriquecedora. Cada estado traz sua experiência e conhecimentos que são fundamentais para o nosso trabalho, como responsáveis pelo planejamento da região amazônica como um todo.”, afirma ela.
Texto: Ascom
Publicação: 21/10/16
Redes Sociais