Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Receitas e Despesas
Início do conteúdo da página

Receitas e Despesas

Escrito por André Fernandes | Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2015, 11h58 | Última atualização em Terça, 05 de Maio de 2020, 14h31

Nesta seção, são divulgadas informações sobre a previsão e arrecadação de receita pública e execução orçamentária e financeira detalhada da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

Para acessar informações sobre orçamentos, receitas e outros assuntos financeiros, clique nos links de cada seção a seguir para ser redirecionado (a) ao Portal da Transparência, fonte oficial de dados do Governo Federal.
As informações referem-se ao período em curso. Se necessitar fazer novas buscas utilize os filtros do sistema, localizado na lateral esquerda, a exemplo do "período", escolha o período desejado, clique em "Adicionar" e "Consultar"

1. ORÇAMENTO DA RECEITA PÚBLICA

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes. 

Clique para consultar o orçamento da receita da Sudam


2. EXECUÇÃO DA RECEITA PÚBLICA

O processo de execução das receitas é composto de três etapas. No orçamento, a receita precisa ser primeiro estimada. É a previsão orçamentária. Sem uma ideia de quanto vai receber, o governo não pode ter uma ideia de quanto pode gastar. Por isso os técnicos fazem, a cada ano, uma previsão dos valores para as diferentes formas de receita do Governo. O próximo passo é o lançamento. Isso ocorre cada vez que o governo identifica quem tem que pagar quanto e quando. Quando os valores são realmente obtidos pelo governo e passam a ficar disponíveis na conta única do Tesouro Nacional, tem-se a arrecadação e recolhimento da receita. Agora, esse recurso pode ser aplicado nas políticas públicas.

Clique para consultar a execução da receita da Sudam.

 

3. ORÇAMENTO DA DESPESA PÚBLICA

A despesa pública pode ser entendida como a aplicação de recursos do Estado para custear os serviços de ordem pública ou para investir no desenvolvimento do país. O orçamento da despesa pública é uma previsão de como o Estado aplicará seus recursos.

Clique para consultar o orçamento da despesa da Sudam


4. EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA

Clique aqui para consultar a execução da despesas da Sudam

 

5. DETALHAMENTO DE VIAGENS A SERVIÇO

Nesta consulta, você pode conferir os custos relativos às viagens a serviço pelos servidores da Sudam. Utilize o link a seguir e escolha um período:  

Despesas com diárias e passagens


6. RELATÓRIOS CONTÁBEIS

6.1 - Demonstrações Contábeis da Sudam

2019

2018

2017 

 

6.2 - Demonstrações Contáveis do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA)

2019

2018

2017 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página