Sudam entrega laudos de incentivos fiscais e discute apoio ao desenvolvimento do agronegócio no Amazonas
O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia, entregou, em cerimônia na sexta-feira, 14/10, laudos de Incentivos Fiscais a cinco empresas do estado do Amazonas. Os projetos foram aprovados em outubro, pela Diretoria Colegiada. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM) e contou com a presença dos participantes do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas – CADAAM, que reuniu na mesma ocasião. Correa reafirmou a importância de aproximar a Sudam, suas ações e seus programas das Federações das Indústrias dos estados da Amazônia como forma de fomentar o desenvolvimento regional sustentável.
No total foram cinco projetos. Um dele, na modalidade de isenção total de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) para empresa de inclusão digital, atua na fabricação de tablete PC, com tela touch screen e telefone celular digital, entre outros produtos. Três projetos foram aprovados na modalidade modernização total, para empresas que atuam com peças metálicas, vela, aparelhos de barbear e escova dental. Um projeto foi na modalidade de implantação, para uma empresa que atua como terminal de captura de dados para efeito de transações comerciais.
O valor anual estimado médio anual dos incentivos dessas cinco empresas é de, aproximadamente, R$ 271 milhões de reais, com estimativa de um total de 8.544 empregos gerados e/ou mantidos. O principal setor beneficiado foi o da indústria, especialmente a de produtos de inovação tecnológica. Entre as empresas que receberam os laudos estão Sansung Eletrônica da Amazônia Ltda., Transire Fabricação de Componentes Eletrônicos Ltda., Procter & Gamble do Brasil Ltda., Metalúrgica Santo Antônio Ltda. e Rubi Indústrias de Velas da Amazônia Ltda.
Segundo o superintendente da Sudam os benefícios concedidos aos estados é uma forma concreta de levar desenvolvimento e geração de emprego e renda. “Esse benefício que hoje estamos trazendo aqui irá permitir que as indústrias se mantenham no estado, com isso, aumentando o desenvolvimento”, afirmou.
CADAAM discute o potencial amazônico
A 6ª reunião do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas – CADAAM, contou com a participação da Sudam, da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) e da Associação Amazonense de Supermercados, (AMASE). No encontro foram destaques entre os empreendedores casos de sucesso de empresas que investem na cultura hidropônica de alface, e no plantio de Café. Com a co-participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, o evento contou, ainda, com as sugestões dos produtores rurais e também foram apresentadas as sugestões do CIAMA e da AMASE.
O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correa, ressaltou a importância de se estabelecer um plano para fomentar o potencial dos produtos regionais na Amazônia e destacou o trabalho que a Sudam já vem realizando no sentido de dar suporte a essas ações, no seu papel constitucional de agente de desenvolvimento regional, junto ao Ministério da Integração Nacional (MI).
Texto: Ascom Sudam
Fotos: FIEAM
Publicação: 17/10/2016
Redes Sociais