Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > PRDA busca identificar oportunidades de investimentos na Amazônia
Início do conteúdo da página

PRDA busca identificar oportunidades de investimentos na Amazônia

Criado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 15h51 | Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 15h51 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 17h19

 

Alinhado com o Programa Crescer (PPI) da Presidência da República, que visa ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parcerias, a Sudam apresentou na manhã de hoje, 30, no auditório central, a conclusão do PRDA (Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia).  A apresentação foi feita pelo servidor da instituição, Doutor e Mestre Rinaldo Moraes. Participaram ainda a diretora de planejamento e articulações de políticas, Keila Rodrigues, além dos demais servidores.

O PRDA tem como finalidade ser um instrumento de planejamento para o desenvolvimento da Amazônia que seja capaz de, observando os requisitos da sustentabilidade ambiental, estimular a geração de emprego e renda, o crescimento econômico, a qualidade de vida e a internalização da riqueza regional. Durante sua exposição o servidor Rinaldo Moraes discutiu os resultados e exaltou que através do PRDA será possível identificar os projetos que são relevantes para o desenvolvimento da Amazônia. Moraes falou ainda sobre a qualidade intelectual que comportar hoje o quadro funcional da Sudam. “A instituição tem uma política bem sofisticada para implementar os Planos para o desenvolvimento da Amazônia, pois somos detentores  um Capital Humano capacitado  para tirar a Amazônia de onde se encontra hoje, e temos ainda o diferencial competitivo para transformar a região em uma terra de oportunidades tanto para o setor público quando para o privado.
Estamos entregando um trabalho que não teve custo nenhum para instituição. Agora nosso desafio e implementar políticas para gerar mais emprego e renda, e tirar a Amazônia do marasmo secular que ela se encontra” afirmou Moraes.

Um dos resultados concretos que surgiu a partir do PRDA foi o estudo dos microeixos de transporte de cargas dos estados. Esse estudo busca reduzir os custos de transporte para os Estados da Amazônia Legal, além de aumentar a competitividade econômica. A Sudam investiu cerca de R$ 2,5 milhões nesse trabalho, e já concluiu nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins. A previsão para entregar a última etapa é até abril de 2017, nos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Dentre as oportunidades de financiamento dentro do PRDA, estão: Planos Plurianuais (PPA’s) dos Estados e da União, Incentivos Fiscais do Governo Federal, Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Fundo Amazônia, Financiamento externo de Instituições Multilaterais, Cooperação Técnica Internacional, além de Concessões (parceria público- privado) e Privatizações. 

Segundo da diretora de planejamento este trabalho é motivo para que a instituição se orgulhe. “Este é um trabalho que nós construímos, foi feito pelas nossas mãos, e os nossos olhos estão vendo. O Plano foi muito bem construído e bem pensado, e está atualizado com o Programa Crescer do Governo Federal. Por isso eu convido a casa a colaborar conosco a partir do PRDA. Todos nós temos o compromisso com a execução que é tão importante para o Planejamento Regional” exclamou Rodrigues.

O Plano inclui oito programas estratégicos: Pecuária e Extrativismo Sustentáveis; Turismo; Infraestrutura, contemplando transporte, energia e saneamento; Ciência, Tecnologia e Inovação; Indústria; Integração Intrarregional e Sulamericana; Educação; e Saúde. 

Publicação: 30/09/16

Texto: Ana Paula Catete

Foto: Luana Moraes

Fim do conteúdo da página