Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > UFPA e Sudam visitam Unitins para conhecer estrutura de meteorologia do TO
Início do conteúdo da página

UFPA e Sudam visitam Unitins para conhecer estrutura de meteorologia do TO

Criado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 14h12 | Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 14h12 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 12h04

O Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu uma visita dos técnicos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), na última sexta-feira (02).

De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, os técnicos fazem parte do projeto "Integração e Interdisciplinaridade para Preparação em Ações Preventivas na Gestão de Riscos e Respostas a Desastres na Amazônia”, parceria entre a UFPA e a Sudam, liderada pelo professor universitário, Edson Paulino.

Os visitantes vieram conhecer a estrutura do Nemet/RH, as metodologias empregadas nos projetos de pesquisas, os projetos, parcerias e o modelo de previsão de tempo (disponíveis em  http://simeto.unitins.br). Segundo Cabral, foram realizadas reuniões ainda com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e técnicos de outras instituições, para apresentar mais detalhes sobre as atividades de previsão do tempo no Estado do Tocantins.

Em seguida, a equipe ministrou a oficina "Metodologia do Sistema de Integração e Interdisciplinaridade para Preparação em Ações Preventivas na Gestão de Riscos e Respostas a Desastres na Amazônia", no Câmpus Graciosa, em Palmas.

 

Crescimento

Para o meteorologista da Unitins, a visita da equipe UFPA/Sudam a institutição é um reconhecimento da nossa unidade de pesquisa na região. “Ainda esperamos integrar um grande grupo de pesquisa voltado aos desastres naturais da região norte do país. Com isso iremos unir metodologias e esforços para captação de recursos financeiros, com o intuito maior de fortalecer as nossas atividades de pesquisas no âmbito da região norte, sobretudo o Estado do Tocantins", afirmou Cabral.

 

Texto: Ana Cássia Costa (Unitins)

Publicação: 06/09/16

Fim do conteúdo da página