Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Polo de Citricultura é inaugurado no Estado do Pará
Início do conteúdo da página

Polo de Citricultura é inaugurado no Estado do Pará

Criado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 16h41 | Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 16h41 | Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2016, 16h41

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia participou no último dia 20, no município de Capitão Poço, nordeste paraense, da implantação das novas instalações da Citropar/Zampa – Polo de Citricultura do Estado do Pará. O evento foi promovido pelo Governo do Estado e contou com a participação de representantes de entidades públicas e privadas, além das prefeituras de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá e Ourém, municípios que mais produzem cítricos no Estado.

Atualmente, o Pará conta com 15 mil hectares de área plantada de frutas cítricas como laranja, limão e tangerina, sendo responsável pela produção de 250 a 300 mil toneladas por ano. A partir da implantação do Polo, a expectativa é aumentar a área plantada para 200 mil hectares, em dez anos, e fazer com que a produção cresça mais 250 mil toneladas a cada ano, tornando o Estado o maior produtor mundial.

"Os produtores de todo o Brasil nos procuram porque não temos incidências de pragas, sendo essa, um dos maiores obstáculos que eles enfrentam, por ser uma área da agricultura muito vulnerável” afirmou Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Ainda segundo o presidente, será necessário fazer a delimitação da área produtiva, para garantir o controle sanitário. "Esse polo é de uma importância significativa para a economia da nossa região, pois além da não incidência de pragas, o solo e clima favorecem a produção, atraindo investidores” afirmou Xavier.

Em outubro será inaugurada a primeira indústria de suco e concentrado de frutas no Estado, gerando milhares de empregos diretos.

 

Texto: Ana Paula Catete

Fotos: Walbert Timonteiro

Publicação: 22/08/16

Fim do conteúdo da página