Projeto de implantação de fibra ótica deverá ser concluído ainda esse ano no Amazonas
O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, reuniu na manhã desta quinta-feira, 07, com o secretário executivo adjunto de planejamento do Amazonas, Ronney Peixoto, e com o secretário executivo adjunto de relações internacionais, Faria Mendonça Júnior, para tratar sobre o convênio firmado pela Sudam com o Governo do Estado do Amazonas, que visa proporcionar infraestrutura de fibra ótica no Estado. O projeto vai interligar o município de Iranduba, no interior do Amazonas, à capital Manaus. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento.
O projeto visa ainda a implantação de redes metropolitanas híbridas para a interligação de órgãos e instituições do governo e organizações públicas locais, de forma a propiciar, por meio de incorporação e difusão de tecnologia de informação e comunicação (TIC), o aumento da eficiência administrativa.
O secretário Ronney Peixoto destacou que a iniciativa é uma forma de levar desenvolvimento a esses municípios, que ainda carecem do auxílio de internet no cotidiano da administração pública. "Iremos distribuir internet via fibra ótica para o município, e do município será distribuída, via rádio, para mais de 50 órgãos governamentais, além dos Três Poderes. A comunidade também ganha com isso, pois a internet será disponibilizada gratuitamente em uma praça pública da cidade", enfatizou.
Para o superintendente da Sudam este é um projeto essencial para levar desenvolvimento aos municípios porque facilitará a comunicação entre eles. "Com a Internet de baixa qualidade diversos serviços foram comprometidos, como a saúde, segurança e educação, pois dificulta a transmissão de dados e consequentemente os serviços deixam de ser oferecidos. Com a fibra ótica essa realidade será outra", destacou Correia. O projeto está orçado em R$2,5 milhões e deverá ser concluído até dezembro deste ano.
Texto e foto: Ana Paula Catete
Publicação: 7/7/16
Redes Sociais