Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Projeto de implantação de fibra ótica deverá ser concluído ainda esse ano no Amazonas
Início do conteúdo da página

Projeto de implantação de fibra ótica deverá ser concluído ainda esse ano no Amazonas

Criado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 17h22 | Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 17h22 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2016, 13h42

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, reuniu na manhã desta quinta-feira, 07, com o secretário executivo adjunto de planejamento do Amazonas, Ronney Peixoto, e com o secretário executivo adjunto de relações internacionais, Faria Mendonça Júnior, para tratar sobre o convênio firmado pela Sudam com o Governo do Estado do Amazonas, que visa proporcionar infraestrutura de fibra ótica no Estado. O projeto vai interligar o município de Iranduba, no interior do Amazonas, à capital Manaus. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento.

O projeto visa ainda a implantação de redes metropolitanas híbridas para a interligação de órgãos e instituições do governo e organizações públicas locais, de forma a propiciar, por meio de incorporação e difusão de tecnologia de informação e comunicação (TIC), o aumento da eficiência administrativa.

O secretário Ronney Peixoto destacou que a iniciativa é uma forma de levar desenvolvimento a esses municípios, que ainda carecem do auxílio de internet no cotidiano da administração pública. "Iremos distribuir internet via fibra ótica para o município, e do município será distribuída, via rádio, para mais de 50 órgãos governamentais, além dos Três Poderes. A comunidade também ganha com isso, pois a internet será disponibilizada gratuitamente em uma praça pública da cidade", enfatizou.

Para o superintendente da Sudam este é um projeto essencial para levar desenvolvimento aos municípios porque facilitará a comunicação entre eles. "Com a Internet de baixa qualidade diversos serviços foram comprometidos, como a saúde, segurança e educação, pois dificulta a transmissão de dados e consequentemente os serviços deixam de ser oferecidos. Com a fibra ótica essa realidade será outra", destacou Correia. O projeto está orçado em R$2,5 milhões e deverá ser concluído até dezembro deste ano.

 

Texto e foto: Ana Paula Catete

Publicação: 7/7/16

Fim do conteúdo da página