Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > MI e Sudam assinam convênios com oito prefeituras paraenses
Início do conteúdo da página

MI e Sudam assinam convênios com oito prefeituras paraenses

Criado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 11h58 | Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 11h58 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2016, 12h02

Em solenidade realizada na última sexta-feira, 01, na sede da Sudam, o ministro da integração nacional, Helder Barbalho, e o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, celebraram 12 convênios, beneficiando oito municípios do Pará.

Os projetos estão voltados para o desenvolvimento local das cidades, sendo que a maioria vai possibilitar o aumento das relações comerciais e da economia local. Os convênios foram celebrados a partir das emendas parlamentares de autoria dos deputados José Priante (PMDB) e Lúcio Vale (PR), no valor de aproximadamente R$8 milhões.   

Entre as ações estão a implantação de feira coberta, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos agrícolas e aquisição de implementos agrícolas. Os projetos vão beneficiar os municípios de Barcarena, Muaná, Portel, Pau-D’arco, Piçarra, Uruará, Tucumã e São Félix do Xingu. Além destes, o Ministério da Integração Nacional (MI) celebrou, ainda, outros dois convênios no valor de cerca de R$4 milhões, com as prefeituras de Benevides e Acará. O objetivo é levar obras de infraestrutura a essas cidades, como pavimentação de vicinais, asfaltamento de ruas na área urbana, e também aquisição de equipamentos agrícolas, além da construção de um mercado municipal.

O ministro Helder Barbalho destacou a importância desses projetos para a população local. “Hoje é um momento de celebrar a parceria entre MI, Sudam e parlamentares com projetos simples, mas que vão atender a população de municípios carentes e ainda muito necessitados desses investimentos”, ressaltou o ministro.  

O superintendente Paulo Roberto Correia lembrou que a Sudam tem buscado aumentar sua atuação com a parceria de parlamentares da Amazônia com o objetivo de tornar a Instituição mais presente em todos os estados amazônicos, em especial em municípios onde o desenvolvimento ainda é incipiente. “Agradecemos a parceria e a confiança dos parlamentares que buscam a Sudam como parceira na formalização desses convênios e nos sentimos muito honrados de poder contribuir para o crescimento da produção econômica dessas localidades”, disse o superintendente.

Presente na cerimônia, o prefeito de Muaná, no Arquipélago do Marajó, Sérgio Murilo Guimarães, destacou que o projeto de implantação da feira coberta no município vai trazer mais oportunidades aos comerciantes e pequenos produtores. “A cidade cresceu nos últimos anos, mas só tinha uma feira para atender toda a população. Agora, a nova feira vai beneficiar outra parte dos moradores, gerar emprego e renda e movimentar a economia do município”, comemorou o prefeito.

 

Publicação: 04/07/16

Texto: Leidemar Oliveira

Fim do conteúdo da página