Sudam e Banco da Amazônia discutem nova metodologia de apresentação das diretrizes e prioridades setoriais do FNO.
Em reunião realizada nesta terça-feira, 07, em Belém, a Sudam iniciou os trabalhos de construção das novas diretrizes e prioridades do FNO (Fundo Constitucional do Norte) para 2017. A iniciativa faz parte da estratégia da Superintendência de envolver todas as Secretarias de Planejamento da Amazônia Legal na participação da construção dessas diretrizes.
Participaram do encontro o coordenador do grupo de trabalho da Sudam, Paulo Contente, os servidores Rodrigo Portugal e Túlio Barata, que também fazem parte da equipe. Participaram ainda, o coordenador geral de elaboração e avaliação dos planos de desenvolvimento, Flávio Blanco, e o coordenador de elaboração, monitoramento e avaliação dos planos e programas de desenvolvimento, Wanderley Andrade, representando o Banco da Amazônia esteve presente o gerente de gestão de programas governamentais, Oduval Neto e o técnico Jorge Paredes.
Segundo Paulo Contente, nos últimos anos a Sudam tem buscado realizar esse trabalho em parceria com o Banco da Amazônia, por ser um trabalho de grande relevância para a região. “Essas reuniões são para traçarmos uma nova metodologia de concepção na definição das diretrizes e prioridades do FNO, por isso, é necessário estudar mecanismos que possam de alguma forma contribuir para o processo de melhoramento da aplicação dos recursos do fundo em consonância com a PNDR (Política Nacional de Desenvolvimento Regional) e o PRDA (Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia), visando aprimorar o trabalho e desenvolver bem a contento a nossa missão”, explicou Contente.
Oduval Neto destacou que o FNO tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados. Ainda segundo ele, as diretrizes que orientam o Plano precisam ser feitas tempestivamente para que todos os Estados sejam ouvidos e consequentemente contemplados em suas necessidades setoriais.
Ao final da reunião, ficou marcado para dia 28 de junho, em Brasília, o encontro com todos os secretários de planejamento da Amazônia para discutir as diretrizes e prioridades setoriais para 2017.
Publicação: 07/06/16
Texto e Foto: Ana Paula Catete
Redes Sociais