Convênio da Sudam qualifica pequenos agricultores do Tocantins
Capacitar trabalhadores da zona rural é o objetivo do convênio firmado entre a Sudam e a prefeitura de Santa Rosa do Tocantins (To), cuja execução está em aproximadamente 50% de sua meta atingida. As famílias dos pequenos produtores rurais estão sendo beneficiadas pelos conhecimentos adquiridos e, com isso, podem aumentar a produtividade na produção local.
O acompanhamento da execução deste convênio está sendo feita pelo técnico Francisney Pinheiro que na oportunidade participou da cerimônia de encerramento e diplomação da terceira turma, composta por 30 trabalhadores que foram capacitados para melhor desempenhar suas atividades rurais. “Muitos dos alunos mal sabem assinar o próprio nome e certamente foi a primeira vez em muitos anos que sentaram em uma sala de aula, foi uma experiência nova para a maioria dos participantes, principalmente por se tratar de um curso técnico. A expectativa é que, de um modo geral, possa ampliar a produção e ter uma maior rentabilidade na produção”, declarou Pinheiro.
O curso é nominado “Práticas Fitotécnicas e Edafológicas em Pequenas Propriedades Rurais” e sua programação pedagógica inclui Interpretação dos resultados de análises de solo; Manejo da matéria orgânica; Uso das tabelas de adubação; Métodos e técnicas de adubação; Técnicas de medição de vazão em córregos e nascentes; e outros temas.
Para o instrutor do Curso, Bruno Silva, essa qualificação possibilita que a renda desses trabalhadores aumente, pois a aplicação de melhores técnicas no cultivo do milho, arroz e soja, permite que esses produtos possam ser vendidos para empresas de grande porte instaladas no município. Além disso, a qualificação evita o êxodo rural, pois sem as técnicas adequadas, muitas vezes, os trabalhadores abandonam suas terras e vão morar nas áreas urbanas. “Os alunos tiveram uma boa participação ao longo de todas as aulas teóricas e práticas, a maioria alegou que tinha interesse em adquirir novos conhecimentos. Durante o curso ganharam novas habilidades e aperfeiçoarem as que já possuíam e em quase sua totalidade com interesse de trabalhar ou ter uma horta”, relatou Silva.
Segundo Levi Teixeira de Oliveira, secretário de planejamento e meio ambiente de Santa Rosa do Tocantins, o município tem um grande potencial agrícola e essa parceria com a Sudam tem surtido grandes efeitos. “Nossa satisfação é grande devido os bons resultados que estão sendo alcançados pelos nossos alunos participantes, que são os pequenos produtores rurais. As ações que estão sendo desenvolvidas estão gerando alternativas para a geração de empregos e rendas para a nossa população”, afirma Oliveira.
Texto: Geovani Luz
Publicação: 26/04
Redes Sociais