Convênio da Sudam beneficia 94 mil pessoas em Tangará da Serra
O convênio firmado entre a Sudam e a prefeitura de Tangará da Serra, no Mato Grosso, cujo objetivo era a aquisição de equipamentos mecânicos para a agricultura, já está em pleno funcionamento e beneficiando toda a população desse município.
Uma das máquinas adquiridas através do convênio foi um trator que está sendo utilizado para limpar e conservar o entorno do córrego Queima Pé, manancial que fornece água potável para os moradores do município, e a micro bacia do rio Sepotuba.
Além do trator, também foram adquiridos um terraceador, uma lâmina traseira de arrasto e nível ótico com tripé. Esses equipamentos estão sendo usados nas atividades de pequenos produtores rurais e os auxiliando no plantio e na produção. Cerca de sete comunidades estão sendo beneficiadas diretamente, totalizando 52 famílias que trabalham com agricultura. "O convênio proporcionou ao Município a aquisição dos equipamentos necessários para o atendimento das situações de conservação de solo, recuperação de áreas degradadas e manutenção do nosso manancial de águas em áreas de produção familiar, trabalho este que beneficiou toda a comunidade tangaraense, pois assim como a água, o solo também é um patrimônio de todos”, declarou Ander Santos, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra.
O técnico Francisney Pinheiro esteve no município para acompanhar como os equipamentos estão sendo usados nas comunidades. “Acredito que com o recebimento das máquinas, a prefeitura passou a proporcionar melhores condições de vida para a população rural, potencializando a produção da agricultura familiar, melhorando o acesso aos assentamentos e comunidades rurais e melhorando a potabilidade da água consumida no município”, enfatizou Pinheiro.
Texto: Geovani Luz
Fotos: Francisney Pinheiro
Redes Sociais