Sudam aprova consultas prévias de projetos no Mato Grosso
No dia 31 de março a diretoria colegiada da Sudam aprovou duas consultas prévias referentes às empresas Agropecuária Bom Sucesso Ltda e Agropecuária Vargem Limpa Ltda, localizadas, respectivamente, em Gaúcha do Norte e Cocalinho, no Mato Grosso. Os valores que estas empresas poderão receber do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) somam mais de R$30 milhões para a execução de seus projetos que objetivam integrar a criação e engorda de gado com a lavoura de soja e milho.
Neste ano, até o momento, três consultas prévias de projetos a serem financiados pelo FDA foram aprovadas pela Sudam e estão em fase de negociação com os agentes operadores dos recursos desse fundo (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia).
Após aprovação pela Sudam a empresa que envia a proposta recebe o Termo de Enquadramento da Consulta Prévia e, a partir disso, tem 90 dias para a negociação com o agente operador. Quando a empresa extrapola o prazo determinado, o documento de aprovação da consulta prévia perde a validade.
É grande a expectativa da Sudam para apresentação dos projetos, já que o Fundo disponibiliza cerca de R$1,5 bilhão para o setor privado investir em projetos que promovam o desenvolvimento da região. “A expectativa é que os agentes operadores aceitem correr o risco de 100% dos projetos e que esses sejam aprovados e a Sudam possa aplicar os recursos do orçamento do FDA para desenvolver a região e gerar emprego e renda”, esclarece Marta Matos, Coordenadora Geral de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento da Sudam.
Texto: Geovani Luz
Foto: Divulgação
Publicação: 08/04/16
Redes Sociais