Diretoria da Sudam aprova pedido de conversão de debêntures
A Diretoria da Sudam, em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 24, resolveu considerar de interesse do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, FDA, os pedidos de conversão de debêntures em ações de parcelas a vencer de duas empresas tomadoras de recursos junto a esta instituição, Linhas de Macapá Transmissora de Energia S/A e Linhas do Xingu Transmissora de Energia S/A.
Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma empresa faz junto a terceiros. No caso do FDA, as empresas beneficiadas com o financiamento, emitem debênture em favor do Fundo. As debêntures podem, na data do vencimento das parcelas semestrais de amortização ou resgate, ser convertidas em ações. Então, pelo regulamento do Fundo, a Sudam pode optar em receber as parcelas em espécie ou converter em ações.
Segundo a coordenadora-geral de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento, Marta Matos, esta ação vai impedir que as empresas beneficiadas com recursos aprovados pela Sudam, e que estejam com dificuldades financeiras, parem suas atividades e acabem prejudicando os projetos de transmissão de energia elétrica para os estados Amapá e Amazonas.
A partir deste parecer favorável emitido pela Sudam, os processos serão encaminhados para a apreciação do Ministério da Integração Nacional.
Texto e foto: Geovani Luz
Redes Sociais