Sudam, Sudene e Sudeco: Superintendentes discutem estratégias de desenvolvimento das regiões
A revisão do decreto dos Fundos de Desenvolvimento e a próxima reunião do Condel foram os principais temas do encontro que aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, na sede da Sudam. Participaram da reunião os Superintendentes Paulo Roberto Correia, da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), Cléber Ávila, da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste), João Paulo Lima, da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), além do Diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudam, Inocêncio Gasparim, e demais assessores. Durante o encontro cada órgão apresentou sua pauta de necessidades que precisam ser unificadas e apresentadas ao Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Para a revisão do decreto que atende aos Fundos de Desenvolvimento estão a diminuição dos valores para financiamentos, fonte de financiamento para ações finalísticas, entrada de bancos privados para atuarem como agente operador, a publicação da portaria ministerial que autoriza o financiamento de energia, entre outros.
O Superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, foi o anfitrião do encontro e agradeceu a presença dos demais gestores. “Quero agradecer aos superintendentes por terem aceitado o convite em participar da primeira reunião do grupo de trabalho em prol do desenvolvimento das nossas regiões”, comentou Correia. O superintendente apresentou as reivindicações da autarquia, informando que a Sudam possui uma Frente Parlamentar de Apoio, na Câmara Federal, e está sendo finalizada a Frente Parlamentar de Apoio à Sudam no Senado. “Estas Frentes têm a função de ajudar as Instituições nas articulações políticas no Congresso Nacional, por isso, deixo a Sudam à disposição para juntos construirmos um único documento contendo todas as pautas e solicitações para levarmos ao Ministro da Integração”, concluiu Correia.
Para o gestor da Sudeco, Cléver Ávila, a reunião foi oportuna para as superintendências alinharem de forma bem clara todos os principais pontos que cada órgão tem e que impedem o cumprimento da sua missão institucional. “A sinergia que foi criada aqui, hoje, tem a finalidade de melhorar os nossos instrumentos legais que é o caso do Fundo de Desenvolvimento. Precisamos estabelecer uma agenda de ações comuns que visem fortalecer as Superintendências”, afirmou Ávila.
Para João Paulo Lima, da Sudene, é preciso ter a compressão da importância do Governo Federal para o desenvolvimento das regiões, seja no Nordeste, no Centro Oeste ou na Amazônia, no sentido de aprimorar as ações para que objetivos de desenvolver as regiões aconteçam efetivamente. “Avalio como muito positiva reunião entre as três superintendências para debater um assunto que é de interesse de todos”, enfatizou João Paulo.
O Grupo de Trabalho dos Fundos de Desenvolvimento definiu que será feito um único documento contendo todas as observações para a revisão do Decreto dos Fundos de Desenvolvimento, para ser entregue ao ministro, Gilberto Occhi. O próximo encontro deve acontecer no final de maio, em Recife.
Texto e fotos: Ana Paula Catete
Publicação: 22/03/2016
Redes Sociais