Enfrentar um futuro mais quente é um dos temas do 5° Simpósio “Dia Meteorológico Mundial”, que acontece nesta quarta, na Sudam
As evidências de mudanças climáticas no mundo e a gestão de riscos e desastres naturais como política de prevenção para ações e proteção Civil na Amazônia, são alguns dos principais assuntos do 5° Simpósio “Dia Meteorológico Mundial”, sobre o tema “Mais quente, mais seco, mais úmido: Vamos Enfrentar o futuro”. O encontro é promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Coordenação de Defesa Civil da Sudam, e acontece no dia 23 de março, no auditório central da Sudam, às 8h30, em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial. Participam o diretor do Distrito Meteorológico de Belém, do INMET, José Raimundo Sousa, o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, além de representantes da Faepa, UFPA e Ceplac.
O Dia Meteorológico Mundial é comemorado desde 1950, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e os seus 189 países membros. A cada ano, o Conselho Executivo da OMM seleciona um tema específico para celebrar a data, este ano, a temática salienta as mudanças climáticas que estão afetando o padrão natural das estações do ano, e está aumentando a frequência e intensidade de certos eventos climáticos extremos, tais como: ondas de calor, secas e chuvas fortes.
O INMET é o órgão representante no Brasil, junto à OMM. A estrutura do 2º Distrito de Meteorologia (2º DISME), que é o responsável pela elaboração da previsão do tempo para os Estados do Pará, Amazonas, Acre, Roraima e Maranhão, possui um acervo de dados meteorológicos com até 100 anos.
Publicação: 22/03/12
Texto: João Micuanski
Redes Sociais