Governo reforça ação de combate ao aedes aegypti em prédios públicos
Os servidores da Sudam participaram na manhã desta sexta-feira, 11, de mais uma ação de combate ao aedes aegypti. A ação de vistoria, limpeza e mobilização aconteceu nos prédios públicos federais de todo o País. A fiscalização aconteceu nas áreas externa e interna da instituição e envolveu cerca de 70 servidores.
A Secretaria Municipal de Saúde, SESMA, disponibilizou dois técnicos que acompanharam a inspeção e, durante toda a mobilização, orientaram os servidores sobre a maneira correta de higienização dos lugares onde se acumula água e como descartá-la adequadamente caso seja encontrada a larva do mosquito. Thiago Ferreira, coordenador do Dabel (Distrito Administrativo de Belém), informou que o objetivo da ação foi mapear as áreas e localizar pontos que podem gerar focos de criadouros do mosquito. Thiago destacou também que a Sudam é um ponto estratégico do Distrito, por isso as visitas na instituição ocorrem a cada 15 dias, gerando relatórios que são enviados para a SESMA. “Na última visita que fizemos não encontramos nenhum foco, no entanto, existem locais que são propícios à geração de focos, como por exemplo, uma caixa de passagem quebrada ou um esgoto que não tenha uma tampa adequada por isso, faremos um levantamento mais detalhado”, informou o técnico.
Durante a visita nas salas da instituição os servidores também foram orientados como manter seus vasos de plantas higienizados, evitando, assim, que os mosquitos se desenvolvam. Para o economista Túlio Barata é relevante esse tipo de campanha, pois, segundo ele, é preciso combater o mosquito, considerando que com a chegada das chuvas a proliferação aumenta consideravelmente. “As palestras promovidas pela instituição são de grande importância, pois esclarecerem como o mosquito se desenvolve, como identificar e eliminar as larvas”, comentou o servidor.
A diretora de planejamento avaliou positivamente a ação. “Realizar esses eventos é importante para o processo de conscientização. Os servidores estão engajados e compartilhando o conhecimento com os colegas e seus familiares, demonstrando que a campanha vem surtindo efeito. A partir de hoje, as salas que forem identificados focos do mosquito enviaremos notificações aos coordenadores das unidades para que as devidas providências sejam tomadas”, afirmou a diretora.
A convocação foi de ordem da Presidência da República e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e aconteceu simultaneamente nas 27 capitais. A agenda também teve o objetivo de reforçar a mobilização dos servidores públicos federais, que teve início no dia 29 de janeiro.
Texto: Geovani Luz
Fotos: João Micuanski
Publicação: 11/03/2016
Redes Sociais