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Pará receberá R$ 4 bi para ampliação de projetos de terminais portuários.

Criado: Quinta, 03 de Março de 2016, 16h17 | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2016, 16h17 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2016, 17h01

Seis terminais portuários do Pará estão no 2º leilão de portos do governo federal marcado para 31 de março, e deverão modernizar os principais portos de escoamento de grãos e fertilizantes do Estado

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, participou nesta quinta-feira, 3, em Belém, do painel de abertura do Road Show de Exposição de Oportunidades de Investimentos nos Portos do Pará, realizado pela Secretaria Especial de Portos. Durante o evento, foram assinados dois termos aditivos de expansão de futuros terminais portuários no Pará. As obras são de responsabilidade da Hidrovias do Brasil (HBSA) e fazem parte do projeto da empresa de implantar o maior complexo de grãos do estado. Participaram do encontro o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, o representante do Ministro do Planejamento, Maurício Muniz, autoridades, empresários e representantes do setor.

Em sua apresentação, o superintendente da Sudam falou da importância de estar participando do evento e enfatizou que a Sudam, em parceria com Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), já havia realizado um estudo de Identificação dos Microeixos de Transporte de Cargas e Passageiros dos Estados do Amapá, Amazonas e Pará, os dois últimos fazem parte do Arco Norte. “Nós apresentamos esse estudo no final de 2014, nosso objetivo é implementar ações de planejamento estratégico de infraestrutura de transporte e logística de cargas na Amazônia. Neste estudo, os seis portos que estão sendo leiloados pelo ministério aparecem neste projeto como prioridades. Isso mostra que estamos indo no mesmo caminho e tendo o mesmo objetivo em levar infraestrutura aos estados”, comentou Correia.

Segundo o ministro Helder Barbalho é necessário conscientizar o empresariado local quanto à oportunidade singular do setor para a economia do estado. “Nossos empresários precisam abrir interlocuções com os investidores internacionais para a importância desses investimentos que estão ocorrendo no Pará, não existe crise para o setor portuário. O momento que nós estamos vivendo é de crescimento continuado, a área portuária faz com que o nosso estado tenha um componente diferenciado mediante os outros estados da federação, por causa da sua localização e com os portos que estão sendo abertos e viabilizados, como rodovias e ferrovias”, afirmou o ministro. Em sua apresentação, Helder Barbalho anunciou que Miritituba foi o porto que mais cresceu no estado, registrando expansão de 24,9% na movimentação de cargas entre 2010 e 2015, bem mais do que o percentual de aumento da Região Norte, de 14,3%.

No total, serão leiloadas seis áreas, todas no Pará. Três terminais de grãos em Outeiro, com investimentos da ordem de R$ 730 milhões. Outros dois portos, também voltados para o transporte de grãos, serão operacionalizados em Santarém e Vila do Conde, com investimentos de R$ 347,5 milhões e R$ 501 milhões, respectivamente. Um sexto terminal será leiloado também em Santarém, mas direcionado a fertilizantes, com investimentos previstos de R$ 87,9 milhões. Este certame está marcado para o dia 31 de março, e deve acontecer na BMF&Bovespa, em São Paulo. Ainda no primeiro semestre, devem ser publicados os editais das outras 14 áreas portuárias que ainda irão a leilão no Pará.

 

Texto e Fotos: Ana Paula Catete

Publicação: 03/03/16

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