Coleção de obras de Bertha Becker é apresentada na Sudam
Com o objetivo de apresentar o livro “As Amazônias de Bertha Becker”, na tarde desta quarta-feira, 02, a Sudam promoveu a palestra “Fundamentos da PNDR para a Amazônia”. O evento reuniu no Espaço cultural da instituição servidores, pesquisadores e estudantes que buscam mais conhecimento sobre o tema.
A programação contou com a palestra da pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Viera, e do professor do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, Gilberto Rocha.
O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, deu as boas vindas a todos que compareceram ao evento e destacou a importância dos estudos desenvolvidos pela geógrafa e pesquisadora Bertha Becker: “Este evento é mais uma contribuição ao debate proporcionado à sociedade amazônica por Bertha Becker, que com seu olhar diferenciado sobre o planejamento e as políticas necessárias ao desenvolvimento sustentável da região, se tornou uma grande referência nas discussões sobre a Amazônia”, comentou. O superintendente saudou, ainda, a pesquisadora Ima Vieira pela dedicação em compilar as obras: “É com imensa satisfação que destaco o trabalho de Ima Vieira que organizou a coleção de livros que reúne diversos textos dessa grande cientista política”, ressaltou.
A diretora de planejamento e articulação de políticas da Sudam, Keila Rodrigues, também esteve presente no evento. Para ela, os trabalhos desenvolvidos por Becker influenciam diretamente nas decisões tomadas na Sudam, hoje: “A Sudam trabalha ara efetivar obras e ações com base também nos estudos da Bertha”, comentou a diretora.
A coleção de três volumes reúne as pesquisas de mais de 40 anos da geógrafa sobre a região amazônica. Bertha Becker é uma referência internacional em Geografia Política, principalmente em estudos sobre a região, que considerava estratégica para o país. Sua obra propõe um novo modelo de desenvolvimento sustentável local.
Bertha Becker foi convidada pelo Governo Federal para formular a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) para a Amazônia, ainda em 2003. Em 2007, foi publicado o Plano Amazônia Sustentável (PAS), que lançou diretrizes para a atuação da PNDR na região. Outros planos mais específicos, como o Plano Marajó, BR 163 Sustentável e Plano de Desenvolvimento do Xingu, também foram lançados, todos com base no trabalho da Bertha.
Publicação: 03/03/16
Texto e fotos: Aline Andrade
Redes Sociais