Sudam promove palestra “Fundamentos da PNDR para a Amazônia”
A inserção da Amazônia em uma política nacional de desenvolvimento regional será o tema da palestra “Fundamentos da PNDR para a Amazônia”, proferida pelos pesquisadores Ima Vieira (Museu Paraense Emílio Goeldi) e Gilberto Rocha (Núcleo de Meio Ambiente – Numa/UFPA). O evento promovido pela Sudam acontece nesta quarta-feira, 02, com o objetivo de apresentar a obra “As Amazônias de Bertha Becker”.
A coleção de três volumes reúne as pesquisas de mais de 40 anos da geógrafa sobre a região. Bertha Becker é uma referência internacional em Geografia Política, principalmente em estudos sobre a Amazônia, que considerava estratégica para o país. Sua obra propõe um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a região: “Produzir para preservar.” Assim, chama a atenção para necessidade do desenvolvimento social, econômico e tecnológico integrado, protegendo a natureza, a qualidade de vida da população local e a autonomia do Brasil no mundo.
Em seus trabalhos mostra que os motivos da ocupação da Amazônia nos anos 70 foram geopolíticos e não econômicos, já que, segundo ela, buscavam ocupar e integrar sem grande destaque para as potencialidades da região. Becker ressalta as potencialidades e dificuldades de cada mesorregião na Amazônia, destacando como elas se articulam e como podem ser vetores para o desenvolvimento.
Com base nas pesquisas da geógrafa, o Governo Federal a chamou para formular a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) para a Amazônia, ainda em 2003. Em 2007, foi publicado o Plano Amazônia Sustentável (PAS), que lançou diretrizes para a atuação da PNDR na região. Outros planos mais específicos, como o Plano Marajó, BR 163 Sustentável e Plano de Desenvolvimento do Xingu, também foram lançados, todos com base no trabalho da Bertha. A palestra acontece às 15h, no Espaço Cultural da Sudam.
Redes Sociais