Sudam, UFPA e INMET articulam ações na área da Defesa Civil na Amazônia
A diretora de planejamento e articulação de políticas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Keila Rodrigues, recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, o coordenador da Região Norte do Instituto de Meteorologia (INMET), José Raimundo de Sousa, que veio solicitar apoio para a realização de um simpósio em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial. Participaram também, o diretor do Instituto de Geociência, João Batista Ribeiro, além do coordenador do programa de Pós-Graduação e Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia, Edson da Rocha, ambos da UFPA, que buscam parceria para a implantação do curso de Mestrado profissional em Desastres Naturais na Amazônia.
O dia Meteorológico Mundial será comemorado no dia 23 de março, tendo como tema “Mais quente, mais seco, mais úmido. Vamos enfrentar no futuro”. Segundo o INMET, a escolha do tema se justifica pelos eventos meteorológicos que estão acontecendo no mundo. “Hoje estamos enfrentando muitas inundações, tempestades e secas, causando muitos prejuízos, inclusive ao agronegócio, e, desta forma, prejudicando o abastecimento de alimentos”, explica Sousa.
Mestrado Profissional - Os representantes da UFPA também trataram sobre uma possível parceria com a Sudam para a realização do programa de pós-graduação e gestão de riscos e desastres que, segundo o coordenador Edson Rocha, está voltado à área de defesa civil. A UFPA ofertará, a partir deste ano, o primeiro curso de mestrado profissional em Desastres Naturais na Amazônia. A turma iniciará a partir do próximo mês de março com 14 alunos selecionados, devendo ser ampliada para mais 20 estudantes. O diretor João Ribeiro informou que a intenção da UFPA é regionalizar o programa, ou seja, levar o mestrado a toda região amazônica.
Publicação: 25/2/16
Texto e foto: Geovani Luz
Redes Sociais