Sudam realiza mutirão contra o Aedes Aegypti em Belém
Diretores e servidores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizam nesta terça-feira (23) um mutirão de combate ao aedes aegypti. Divididos em três equipes de trabalho, os servidores se concentram a partir das 8h em frente ao portão de entrada do órgão, na Avenida Almirante Barroso e saem pelas principais ruas do em torno do prédio para conversar com a população esclarecendo e repassando informações sobre as formas de combate ao mosquito responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Os alvos da ação são escolas, empresas, comércios e residências que ficam na própria Almirante Barroso, nas Travessas Antônio Baena e Curuzu e Avenida João Paulo II.
A atuação faz parte da Campanha Nacional de Combate ao mosquito, desencadeada no mês passado pelo Governo Federal. Todos os órgãos do governo federal estão envolvidos, sendo que a ação da Sudam será conduzida pelo superintendente do órgão, Paulo Roberto Correia. Desde o início da campanha, a Sudam vem realizando palestras aos servidores sobre o tema, além de campanhas online de conscientização com cartazes e panfletos esclarecedores sobre os riscos das doenças. A Sudam também intensificou as vistorias no prédio pelos agentes da Vigilância Epidemiológica da Sesma, mas até o momento não foi detectado nenhum foco do mosquito.
Durante a caminhada os servidores farão panfletagem nos sinais, ônibus e paradas de ônibus. “É importante que façamos a nossa parte. Com a epidemia do mosquito, a prevenção nesse momento só será possível com a união de todos”, afirma Paulo Roberto. Na semana passada, a Superintendência criou um grupo de trabalho, envolvendo técnicos de diversas áreas do órgão. O objetivo é desenvolver ações permanentes de combate ao mosquito, envolvendo não apenas os servidores do órgão como as empresas, governos estaduais e prefeituras que recebem benefícios fiscais e recursos da Sudam.
A programação será encerrada às 12h e contará com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde que realizará teste de exames como o HIV e a hepatite C; Corpo de Bombeiros que reforçará no repasse de informações; e do Instituto Evandro Chagas que levará um microscópio para mostrar à população as fases de evolução do mosquito. Os agentes de endemias da Sesma também acompanharão a ação para fazer as vistorias nas casas.
Texto: Leidemar Oliveira
Publicação: 22/02/2016
Redes Sociais