Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam incentiva produção de óleo de palma no Pará
Início do conteúdo da página

Sudam incentiva produção de óleo de palma no Pará

Criado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 16h32 | Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 16h32 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 16h45

 

Com o propósito de fortalecer a indústria paraense, a Sudam concedeu incentivo fiscal à Mejer Agroflorestal, empresa paraense referência na produção de óleo de palma e palmiste no município de Bonito, região nordeste do Estado. Ao todo, foram concedidos pela Superintendência 10 incentivos de redução de 75% do imposto de renda (IRPJ), que poderão ser usufruídos pela empresa por um período de 10 anos. Os projetos estão relacionados ao processamento de óleo de palma bruto, óleo de palma refinado, gordura vegetal de palma, ácido graxo de palma, óleo de palmiste bruto, óleo de palmiste branqueado, óleo de palmiste refinado, resíduo vegetal fibroso e casquinha e torta de palmiste.

Na manhã de ontem (3), o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, acompanhado do diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos, Inocêncio Gasparim e do coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, Indalécio Pacheco, conheceram o empreendimento, acompanhando de perto as linhas de produção da empresa. “Ficamos impressionados com a capacidade produtiva da empresa e felizes em fortalecer uma indústria que gera empregos e fortalece a economia da região”, declarou Paulo Roberto.

Com capacidade produtiva de 3.224 toneladas/ano, a Mejer Agroflorestal está inserida no setor de agroindústria vinculado à produção de fibras têxteis de óleo vegetal, considerado prioritário ao desenvolvimento da Amazônia. Está há 15 anos no mercado, dedicada ao cultivo, extração e refino de óleo de palma e palmiste na região. A área abrange mais de 15 mil hectares de terras plantadas com palmeiras de materiais genéticos, abrangendo de norte a sul do país nos seguimentos de indústria alimentícia, indústria têxtil, saneantes, tintas e correlatos. Conta com 1.156 colaboradores e executa programas de responsabilidade social relacionados ao combate ao tabagismo entre os seus trabalhadores, plantio de hortaliças para uso da merenda escolar e incentivo ao esporte a crianças e adolescentes da região.  

O IRPJ vai representar uma economia de R$27,5 milhões que deverão ser investidos no próprio empreendimento. Segundo o gestor da Mejer, Iderlon Azevedo, com as dificuldades do atual cenário econômico do país, as empresas passam por uma série de restrições quanto às reservas próprias, o que será resolvido com os incentivos fiscais da Sudam. “Esses incentivos vão viabilizar a expansão do nosso empreendimento para mais duas ou três linhas de produção, o que para nós é fundamental neste momento”, afirma Azevedo.

 

Texto: Leidemar Oliveira

Publicação: 04/02/16

Fim do conteúdo da página