Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam aprova projeto de identificação de microeixos de transportes no Acre, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia
Início do conteúdo da página

Sudam aprova projeto de identificação de microeixos de transportes no Acre, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia

Criado: Terça, 29 de Dezembro de 2015, 17h51 | Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2015, 17h51 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2015, 17h56

 

 

 

A Diretoria Colegiada da Sudam aprovou no último dia 24, a elaboração de um estudo que vai identificar os microeixos de transportes de cargas e passageiros nos estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia. O estudo já foi realizado nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins e Roraima e pretende agora tornar a logística de transportes de carga mais competitiva no Acre, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.

“Quais são as cargas que se movimentam dentro dos estados da Região Amazônica e quais modais de transporte utilizam? Quais os projetos e planos de investimentos que existem nos estados que compõe a Amazônia?” Estes são alguns dos questionamentos existentes na pesquisa que tem como objetivo o desenvolvimento de um plano estratégico para ações e investimentos na logística que facilitem o transporte de cargas e passageiros em todos os estados da Amazônia Legal.

Para a composição dos dados, o estudo será feito por meio de entrevistas com produtores locais, além das secretarias dos estados do Acre, Matos Grosso e Rondônia. Serão analisados também pontos como os principais produtos produzidos, principais polos econômicos e a projeção de crescimento de produção, importação e exportação local.

A expectativa é que a edição de 500 exemplares do relatório com os resultados e conclusões do levantamento seja divulgada no final de 2016. Os estudos dos microeixos de transportes da Amazônia vêm sendo conduzidos pela Sudam, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em complementação ao Programa Norte Competitivo. O principal objetivo é identificar os gargalos do transporte na região, de forma a apresentar soluções para que esses entraves sejam solucionados, aumentando a competitividade dos produtos regionais nos mercados regional e nacional.

Texto: Aline Andrade
Imagem: Divulgação
Publicação: 29/12/2015

Fim do conteúdo da página