Arranjos Produtivos Locais são discutidos em 7º Conferência
Sudam participa do evento como patrocinador e pretende identificar as prováveis Rotas de Integração na Amazônia.
“Inclusão Social e Dinamização das cadeias Produtivas” é o tema da 7ª CBAPL (Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais) que acontece hoje (9) e amanhã (10), em Brasília. O evento é de caráter nacional e objetiva aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APL’s). A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participa como membro do grupo de trabalho de arranjos produtivos locais (GTAPL) do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e faz parte do grupo constituído, no âmbito do Núcleo de Arranjo Produtivo Local (NAPL) do estado do Pará, pretendendo participar ativamente, também, nos outros núcleos dos estados da Amazônia Lega. A Superintendência participa do projeto Rota de Integração Nacional do Ministério da Integração (MI), que envolve redes de APL’s setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos associados, mediante o aproveitamento das sinergias coletivas e a ação convergente das agências de fomento, contribuindo assim para o desenvolvimento regional.
A Sudam estabeleceu como necessidade estratégica desenvolver uma ação regional de inclusão social, como forma de possibilitar a geração de renda, diminuir as desigualdades inter e intrarregional, com agregação de valor econômico para a Amazônia.
Todos esses estudos permitiram apoiar a implementação e o fortalecimento dos arranjos produtivos locais definidos. Nos últimos oito anos, foram apoiados 16 projetos, nas atividades de fruticultura e piscicultura; fomento à avicultura familiar; pesquisa para estudo do desempenho zootécnico de peixes; entre outros.
Keila Rodrigues, Diretora de Planejamento e Articulação de Políticas, afirma que a Sudam pretende, sim, continuar a incentivar o desenvolvimento de APLs na sua área de atuação. ”A Instituição está trabalhando em sintonia com o Ministério da Integração Nacional na identificação das prováveis Rotas de Integração na Amazônia, que são redes de APLs territorialmente e setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos associados”, afirma.
Nesse sentido, a Sudam foi escolhida para ser uma das apoiadoras do evento, por ser a instituição de referência no debate a temas relacionados ao desenvolvimento regional, e divulga, nessa conferência, suas ações realizadas na área de arranjos produtivos locais.
Texto: Geovani Luz
Foto: Divulgação
Publicação: 09/12/15
Redes Sociais