Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam já pode concluir estudo sobre Microeixos de Transportes na Amazônia
Início do conteúdo da página

Sudam já pode concluir estudo sobre Microeixos de Transportes na Amazônia

Criado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 17h15 | Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 17h15 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 17h18

Publicação: 07/12/2015

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em convênio com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), concluirá o Projeto “Identificação dos Microeixos de transporte”, com a realização de um Termo de Execução Descentralizada aprovado pela Diretoria Colegiada. Desta vez serão trabalhados os Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão e sua integração com os demais estados da região e do país. Cerca de R$ 1,2 milhões em recursos serão executados por descentralização de recursos orçamentários da Sudam.

Serão avaliados itens como a movimentação de cargas e passageiros e modais utilizados, os pólos de produção e consumo e as condições das principais rodovias estaduais e federais. Diante disso, será desenvolvido um plano de prioridades estratégicas logísticas do transporte de cargas dos quatro estados. A previsão é de que o trabalho seja concluído num período de 6 meses, a contar da liberação dos recursos.

O estudo complementa o Projeto Norte Competitivo, que identificou os macroeixos de integração e transporte estratégico para a movimentação de cargas e passageiros na região amazônica, numa visão panorâmica dos nove estados da Amazônia. A partir daí, teve início a identificação dos Microeixos de Transportes de Cargas do Projeto Norte Competitivo, marcando os eixos logísticos prioritários para o desenvolvimento, primeiramente, nos estados do Pará, Amapá e Amazonas. Na segunda etapa foram avaliados os estados de Roraima e Tocantins. “Com a conclusão dos estudos, será possível a compreensão da infraestrutura logística e movimentação de cargas e passageiros para subsidiar a tomada de decisão sobre investimentos em novos projetos para a Amazônia”, afirmou a coordenadora de Elaboração de Programas e Projetos Especiais da Sudam, Aline Dias.

A Sudam, no seu compromisso de desenvolver a Amazônia, vem se destacando em grandes estudos, atualmente, que são de grande impacto sobre a questão do desenvolvimento regional, alinhados à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e ao Plano Regional de Desenvolvimento Regional (PRDR).

Texto: Marilena Vasconcelos

 

Fim do conteúdo da página