Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > COMUNICAÇÃO SOCIAL > Novembro Azul: Sudam incentiva prevenção do câncer de próstata
Início do conteúdo da página

Novembro Azul: Sudam incentiva prevenção do câncer de próstata

Criado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 14h57 | Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 14h57 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 15h03

Depois do mês de outubro ser marcado pela mobilização contra o câncer de mama na Campanha Outubro Rosa, agora chegou a vez dos homens com a mobilização através da Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar homens para a prevenção do câncer de próstata. O mês de novembro é inteiramente dedicado pelo Ministério da Saúde ao combate precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Lado A, um a cada seis homens terá câncer de próstata.

Para combater o câncer de próstata e auxiliar na detecção precoce da doença, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sudam, através do Serviço de Assistência Médica realiza anualmente uma série de exames médicos periódicos em todos os servidores da instituição. Desde a sua criação, em 2007, até este ano, dois casos da doença foram diagnosticados precocemente e após o tratamento adequado, os servidores ficaram curados da doença.

A programação periódica da Sudam inclui a realização de exames de sangue de rotina e específicos de acordo com o sexo e a idade dos servidores. A realização dos exames visa à verificação de possíveis doenças, como o câncer de próstata, e o quadro clínico de todos os colaboradores. Para chamar a atenção para a ameaça do câncer de próstata, a Sudam realiza durante todo o mês de novembro a Campanha Novembro Azul com a fixação de cartazes nas dependências da Instituição com a marca da campanha. O banner será exibido, ainda, nas redes sociais e na homepage da Superintendência.

Saiba Mais

Mas afinal, o que é câncer de próstata? Como identifica-lo? Existe tratamento? O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A próstata é uma glândula que só o homem possui e fica na parte baixa do abdômen, situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina da bexiga passa antes de ser eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen e tem um papel fundamental na fertilidade masculina. O câncer é resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles só aparecem em estágio avançado.

Identificação

Somente exames preventivos frequentes são capazes de detectar a doença, para que não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja descoberta, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Em alguns casos o tumor original se espalha por outras partes do corpo, quando isso acontece, o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

 Texto: Aline Andrade
Publicação: 03/11/15

registrado em:
Fim do conteúdo da página