Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Linhas de financiamento são discutidas no Amapá
Início do conteúdo da página

Linhas de financiamento são discutidas no Amapá

Criado: Sexta, 04 de Dezembro de 2015, 16h01 | Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2015, 16h01 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2015, 16h09

O projeto “Sudam Itinerante” chegou na manhã desta sexta-feira, 4, ao estado do Amapá depois de visitar os estados de Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Levando conhecimento e buscando o desenvolvimento, o projeto tem a finalidade de debater programas sustentáveis para a Amazônia e incentivar o setor produtivo e empresarial a buscar linhas de financiamentos para seus estados.

Realizado em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) o seminário teve como tema "Desafios e Entraves para o Desenvolvimento da Amazônia Legal”, evento contou com a presença de políticos e empresários locais. Participaram do encontro o superintendente Sudam, Paulo Roberto Correia, a diretora de administração da Sudam, Fátima Pelaes, o prefeito do município de Macapá, Clésio Luís Vieira, o governador do estado do Amapá, Waldez Góes e os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou a importância do encontro no estado e frisou que a data coincide com a realização da COP21 em Paris, onde representantes de 196 países estão reunidos para buscar alternativas que diminuam a emissão de gases causadores do efeito estufa no planeta: “Neste momento diversas autoridades estão reunidas com um único objetivo: continuar o desenvolvimento mas sem continuar também a degradação o meio-ambiente e este é um grande desafio” disse o governador.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia comentou que a Sudam vive agora um novo momento para o desenvolvimento dos estados da Amazônia: “Em oito anos a Sudam liberou mais de 6 milhões de reais para 17 convênios com o governo do estado do Amapá e assim diversos municípios foram contemplados com incentivo a produção rural, construção de prédios habitacionais para remanejamento de moradores de áreas de riscos, capacitação de pescadores artesanais e qualificação de batedores de açaí. A Sudam tem capacidade e conta com a ajuda dos estados para juntos desenvolvermos a Amazônia” frisou.

Representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, BNDES e da Sudam apresentaram suas linhas de crédito, focando assim a discussão em torno dos investimentos que podem ser feitos no Amapá, principalmente sobre a instalação de grandes empreendimentos.

Esse foi o primeiro evento da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado feito no Amapá, e surgiram muitos pleitos das prefeituras em busca de recursos. O senador Davi Alcolumbre ressaltou que o trabalho à frente da comissão vem dando certo: “Meu foco enquanto presidente da Comissão é buscar cada vez mais investimentos. Esse trabalho vem dando certo, já que além de linhas de crédito, programas e projetos, nós conseguimos aprovar uma emenda de comissão no valor de 100 milhões de reais para os estados aqui região norte. É a primeira vez que isso acontece” comentou o parlamentar.

Convênios

Durante a visita ao Amapá, o superintendente Paulo Roberto e a diretora de administração Fátima Pelaes assinaram convênio com a prefeitura do município de Ferreira Gomes de R$:300 mil para a qualificação social e profissional de mulheres de baixa renda. Segundo o prefeito de Ferreira Gomes, Elcias Borges, o convênio chega em um momento essencial para o desenvolvimento do município: “É muito importante para nós a aquisição deste convênio, com ele será possível a capacitação de mulheres da zona rural que há anos buscam qualidade de vida, é nosso primeiro projeto de capacitação” comentou o prefeito.

Texto: Aline Andrade
Fotos: Ana Paula Catete
Publicação: 04/12/2015

Fim do conteúdo da página