Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam realiza 2ª Oficina de Jornalismo
Início do conteúdo da página

Sudam realiza 2ª Oficina de Jornalismo

Criado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 16h32 | Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 13h32 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 17h11

“Jornalismo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – A Amazônia em pauta” foi o tema da 2ª Oficina de Jornalismo realizada na tarde da última quarta-feira, 02, no auditório central da Sudam, que contou com a participação de jornalistas que atuam e conhecem a realidade da comunicação na Amazônia. Estiveram presentes o professor da Faculdade de Comunicação da UFPA, Manuel Dutra, diretor de redação do Jornal Diário do Pará, Kléster Cavalcanti, a jornalista e apresentadora do SBT Pará, Úrsula Vidal, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Roberta Vilanova, a repórter do caderno Reponsabilidade Social do Jornal O Liberal Brena Pantoja, e o vice coordenador  do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, Adagenor Ribeiro. Durante o evento foram debatidos os desafios, problemas e alternativas na prática do jornalismo que, de alguma maneira, possa contribuir no desenvolvimento sustentável da região amazônica.

A direção da Sudam também esteve presente no evento. Fátima Pelaes, Diretora de Administração, afirmou que o grande desafio é ter o olhar diferenciado sobre a Amazônia: “Sabemos que existem vários desafios mas o papel da imprensa nesse processo é fundamental” comentou a diretora.  O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, ressaltou a importância do tema discutido na oficina e lembrou que, durante suas viagens no projeto “Sudam Itinerante” pôde observar muita vontade de desenvolver a Amazônia: “Durante a realização do Sudam Itinerante estamos observando que a imprensa no geral busca promover a região mas a falta de conhecimento do próprio espaço dificulta a execução de projetos, neste sentido a Sudam esta à disposição para auxiliar na busca de informações” destacou.

 

Em seu discurso de abertura, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Roberta Vilanova, parabenizou a iniciativa da Sudam em promover este evento e disse que é preciso ter um olhar diferenciado para o que acontece na Amazônia por parte da imprensa. Em seguida, Adagenor Ribeiro lembrou da atuação da Sudam na história da Amazônia, desde a época da SPVEA até a criação da nova Sudam, destacando sua capacidade de adaptação e sobrevivência.

Palestras

“Os Objetivos do desenvolvimento sustentável da Amazônia” foi o tema abordado por Adagenor Ribeiro, que comentou sobre sustentabilidade e imprensa, resgatando os conceitos conflitantes existentes sobre sustentabilidade que acabam por dificultar as práticas reais que o termo sustentabilidade carrega. Já o jornalista Kléster Cavalcanti abordou a temática “Jornalismo Ambiental na Amazônia” e relembrou suas aventuras como jornalista percorrendo a vasta região amazônica, viajando pelos estados e cidades fazendo matérias dos mais variados assuntos e a importância que essas experiências trouxeram à sua profissão. Klester aconselhou os estudantes de jornalismo presentes na oficina que é preciso frequentar eventos como este para adquirir mais conhecimento e não apenas ficar em sala de aula.

 “Jornalista da Amazônia tem que conhecer a Amazônia”, afirmou Manuel Dutra ao falar sobre os desafios do jornalismo. Para ele, os jornalistas da Amazônia precisam ser referência para os demais que não vivem aqui: “O primeiro desafio é conhecer afundo os fatos e não se contentar com as meras declarações, pois jornalista não é porta voz de ninguém, jornalista é produtor de informação, o trabalho jornalístico vai além da entrevista”, afirmou o professor.

Para a jornalista Úrsula Vidal, um dos desafios é falta de anunciantes locais que possam bancar o trabalho jornalístico. Ela também lamentou que os grandes anunciantes estejam concentrados no sudeste do Brasil. Outro desafio frisado por ela é a dificuldade do jornalismo independente, pois o profissional precisa se manter e, para isso, é necessário ter anunciantes que  descentralizem o financiamento da comunicação.

A repórter Brena Pantoja relatou sua experiência no caderno “Responsabilidade Social” onde atua e tem a oportunidade de conhecer os estudos feitos por cientistas locais que resultam em ações que beneficiam as comunidades da Região Amazônica.

Após os debates a plateia pôde participar fazendo perguntas à mesa, contribuindo, assim, para o enriquecimento do evento e entendimento sobre como o jornalismo pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Texto: Geovani Luz
Publicação: 03/12/2015

Fim do conteúdo da página