Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Pequenos agricultores de Augusto Corrêa (PA) ganham Feira Coberta
Início do conteúdo da página

Pequenos agricultores de Augusto Corrêa (PA) ganham Feira Coberta

Criado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 16h31 | Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 16h31 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2016, 15h30

Os pequenos agricultores no município de Augusto Corrêa, nordeste do estado do Pará, foram beneficiados com a entrega da Feira do Pequeno Agricultor Rural, no centro do município. A inauguração aconteceu no dia 27 de novembro, com a presença de autoridades locais e de representantes dos trabalhadores.

O projeto foi proposto pela prefeitura de Augusto Corrêa e contou com a parceria financeira da Sudam. A instituição tem entre as metas de gestão, o incentivo à produção familiar como forma de promover o desenvolvimento local.

A entrega da feira Benedito Elias do Nascimento vai suprir a necessidade do município em possuir uma feira coberta, destinada à agricultura familiar, atendendo a necessidade de um espaço com melhor e mais ampla infraestrutura para as famílias da região, que possuem como atividades primárias a pesca artesanal e agricultura de subsistência, gerando renda aos pequenos produtores e ofertando produtos de melhor qualidade à população do município.

A inauguração da feira, contou com a participação da prefeita de Augusto Corrêa, Maria Romana Gonçalves Reis. Anteriormente, a alternativa encontrada pelos agricultores para a comercialização dos produtos eram feiras-livres, que não possuíam as condições de salubridades necessárias para venda dos produtos.

Incentivo Público

Desde o ano de 1997, o Poder Público de Augusto Corrêa, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, incentiva pequenos produtores, através de um subsídio, na produção de produtos como feijão caupi, mandioca, milho, etc. O subsidio é realizado através da distribuição de insumos básicos (sementes e fertilizantes), serviços de mecanização agrícola, assistência técnica e assessoria junto aos agentes financeiros para a viabilização do Crédito Rural.

A cultura do feijão caupi, subsidiada pela Prefeitura é tida como atividade de grande importância socioeconômica para o município, gerando em todo o ciclo do ano de 2006, mais de cinco mil empregos diretos e onze mil indiretos, movimentando o valor estimado de cinco milhões de reais.

 

Texto: João Micuanski

Publicação: 01/11/15

Fim do conteúdo da página