Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Economista da Sudam é coautor de Pesquisa do MI e Ipea sobre impactos do FNO
Início do conteúdo da página

Economista da Sudam é coautor de Pesquisa do MI e Ipea sobre impactos do FNO

Criado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 14h07 | Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 14h07 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 14h07

O economista Rodrigo Portugal, técnico da Coordenação de Avaliação da Sudam (CGAV/Sudam), é coautor da pesquisa “Acesso aos Fundos Regionais e Incentivos Fiscais: Avaliação qualitativa de ofertantes, demandantes e atores locais”, realizada pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre os impactos dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FNO, FNE e FCO). A pesquisa captou a percepção dos tomadores de crédito, agências bancárias e atores locais sobre os efeitos dos fundos no desenvolvimento local, utilizando uma metodologia qualitativa de avaliação.

Os resultados apontam para diferenças regionais importantes nas características dos financiamentos nas cidades visitadas, sendo que o crédito subsidiado é fundamental para pequenos investimentos.

De acordo com a pesquisa, na Amazônia os principais entraves para o acesso aos recursos dos Fundos são a carência em logística de transporte e comunicação e a articulação entre as instituições, ainda bastante burocráticas, como órgãos de assistência técnica, bancos e órgãos estaduais, o que dificulta aos empreendedores locais implantarem e modernizarem os seus negócios.

 “Ainda existe um espaço grande para avanços na política de crédito, mas elas devem ser articuladas com as atuações do Estado e outras linhas de financiamento como os incentivos fiscais e os fundos de desenvolvimento para fortalecer a Política de Desenvolvimento Regional para a Amazônia”, explica Portugal.

O próximo passo do trabalho é a publicação de um livro que reúne todas as pesquisas realizadas nos últimos dois anos no âmbito do Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR), parceria do MI com o Ipea. A pesquisa está disponível no link da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI: http://www.mi.gov.br/publicacoes-sdr

 

Publicação: 01/12/15

Fim do conteúdo da página