Sudam sedia debate sobre Objetivos do Milênio
Fortalecer as estratégias e articulações para o desenvolvimento da Região Amazônica e apresentar contribuições para uma nova agenda é o objetivo do Seminário “Diálogo Amazônico sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que está sendo realizado no auditório da Sudam, hoje e amanhã (30/11 e 01/12). O Seminário é promovido pela Rede ODS Pará em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Seminário visa a completar o trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que fazem parte da agenda de Desenvolvimento lançada pela ONU, em 2000, relacionada aos avanços sociais em 191 países. O resultado deste seminário será levado como contribuição para a nova agenda para os próximos 15 anos, que será lançada na Assembleia Geral da ONU. Participam do encontro representantes do Consulado da Venezuela no Pará, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal, governo dos Estados do Pará, Amazonas e Amapá e prefeituras municipais de Ananindeua e Barcarena, entre outros.
A Rede ODS Pará é uma articulação de atores pró-ODS, na qual a Sudam tem representação, que reconhece a importância de ações colaborativas para o desenvolvimento sustentável e pretende fortalecer as parcerias estratégicas para iniciativas relacionadas à nova Agenda. A técnica da Coordenação de Inclusão Social da Sudam, Paulizena Esteves, lembrou que a Autarquia já atua no desenvolvimento includente e sustentável da região amazônica. “A Sudam já vem trabalhando com base nos ODM e já está engajada nesses objetivos de sustentabilidade”, afirmou. “Atuamos nessa área também porque o desenvolvimento inclui as diversas categorias de pessoas e de atividades”, lembrou. Ela destacou, entre as ações da Sudam, a profissionalização de mulheres, no Programa Mulheres na Construção Civil, as ações preventivas de desastres e as de Ciência e Tecnologia, acolhendo atividades para a sustentabilidade do ecossistema amazônico.
No Seminário ocorrerão quatro Diálogos Temáticos, que deverão colaborar para a definição de uma agenda comum dos ODS para a Região Norte. Essa agenda deverá subsidiar os principais debates e será construída a partir das propostas de cada estado, para estabelecer novas articulações e pactuar uma agenda mínima para região. Os temas discutidos são: Dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Capacitação e formação para o planejamento e gestão participativa de políticas locais; Ação compartilhada, produção e difusão de conhecimento por meio de redes interinstitucionais; e Financiamento da ações pró-ODS: avaliação e perspectivas.
Texto: Marilena Vasconcelos
Publicação: 30/11/15
Redes Sociais