Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Coordenação de Defesa Civil, Embrapa e Ufra Propõem Integração de Sistema de Monitoramento
Início do conteúdo da página

Coordenação de Defesa Civil, Embrapa e Ufra Propõem Integração de Sistema de Monitoramento

Criado: Segunda, 30 de Março de 2015, 08h50 | Publicado: Segunda, 30 de Março de 2015, 08h50 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 11h04

Na tarde da última sexta-feira, 27, a Coordenação de Defesa Civil da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Cordec/Sudam) promoveu uma reunião com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Durante a reunião foram discutidas formas técnicas para a execução do Projeto que propõe a integração do sistema de monitoramento, previsão e alertas para a gestão de riscos e respostas a desastres para ações de proteção e defesa civil na Amazônia.

Pesquisadora da Embrapa e especialista na aérea de agrometeorologia , a professora Lucieta Martorano apresentou um projeto desenvolvido durante oficinas realizadas na Ufra. Lucieta comentou que a maquete foi criada para ilustrar aos produtores rurais os efeitos que as chuvas desordenadas causam em diferentes tipos de solos. “O planejamento de cultivo dos produtores rurais fica completamente comprometido com o excesso de chuvas na nossa região. Através de pesquisas como esta estamos buscando melhorias na produção, assim como a não degradação do solo e o reaproveitamento sustentável da água da chuva”, destacou a pesquisadora.

A coordenadora da Cordec, Adelaide Nacif, comentou que a defesa civil da Sudam está trabalhando incessantemente para alertar as populações que residem em áreas de riscos de erosão. Durante a reunião a pesquisadora demonstrou aos técnicos da Cordec os efeitos da chuva no solo.

 

Texto: Aline Andrade

Publicação: 30/3/15

 

Fim do conteúdo da página