Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Conselho Deliberativo da Sudam aprova Novo incentivo para Ciência e Tecnologia na Amazônia
Início do conteúdo da página

Conselho Deliberativo da Sudam aprova Novo incentivo para Ciência e Tecnologia na Amazônia

Criado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 15h57 | Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 15h57 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h58

 

Conselho Deliberativo (CONDEL) da Sudam aprovou no ultimo dia 9 uma nova linha de financiamento para C&T por parte do Fundo Constitucional do Norte (FNO) além de suas diretrizes e prioridades para o ano de 2015.

A reunião aconteceu nas Superintendências Regionais do Banco da Amazônia, por meio de videoconferência, e foi presidida pelo Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, acompanhado do secretário executivo do CONDEL e superintendente da Sudam, Djalma Mello.

Durante a abertura da reunião, Mello expôs algumas ações realizadas pelo órgão como o programa de integração intrarregional, que inclui o Portal de Integração Amazônica e a pesquisa sobre microeixos de transporte na Amazônia, que também estão alinhados ao Programa Norte Competitivo, a ser contemplado pelo PAC 3.

Ressaltou, ainda, o estudo da Política de Desenvolvimento Industrial da Amazônia Legal (PDIAL), além das pesquisas sobre produção de Etanol a partir de batata-doce industrializada, realizadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) com apoio da Sudam.

 


Ações de desenvolvimento tecnológico como a da UFT  agora contarão com a nova linha de financiamento aprovada. Ela será um apoio financeiro a empresas que pretendam industrializar produtos de inovação, oriundos de projetos de instituições de pesquisa e universidades, no sistema de incubadora. Os recursos serão reembolsáveis e os juros de, aproximadamente, 4,5%. O objetivo é oferecer estímulo a pesquisas que possam transformar-se em inovação e produtos no mercado.

Além disso, o CONDEL, que é composto por representantes da Sudam, do Banco da Amazônia, do Ministério da Integração, das Confederações Nacionais da Indústria, Agricultura, Comércio e dos Municípios, e representantes dos Ministérios da Fazenda e Planejamento, aprovou relatórios de gestão do FNO e deliberou sobre seu calendário para o próximo ano.

 


Texto: Uriel Pinho

Publicado em: 15/02/2014

 

Fim do conteúdo da página