Sudam e Embrapa discutem parcerias para atuação na Amazônia
Técnicos e diretores da Sudam se reuniram nesta quinta-feira (29) com a equipe da Embrapa Amazônia Oriental (CPATU), liderada pelo pesquisador, Adriano Venturieri. O objetivo principal do encontro foi apresentar uma cartela de projetos da Embrapa, em especial o projeto TerraClass, para discutir possíveis parcerias entre as instituições.
O TerraClass é um sistema criado pela Embrapa Amazônia Oriental em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o objetivo de monitorar o desmatamento na Amazônia Legal. Ele fornece dados sobre os estágios do desflorestamento e atividades relacionadas a ele (como pecuária, agricultura e ocupação urbana) por meio de imagens de satélite. Isso permite observar a situação de municípios da Amazônia individualmente e também traçar a evolução de áreas desmatadas e também em recuperação.
De acordo com Elizete Gaspar, Coordenadora de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Sudam, estabelecer parcerias com a Embrapa pode trazer mais subsídios para projetos e ações de intervenção na região, como exemplificado pelo Terraclass que “é um sistema abrangente e que conta com o trabalho de instituições de credibilidade e mostra não apenas o desmatamento, mas as atividades relacionadas a ele, para que pensemos o impacto econômico nas áreas monitoradas”, explica a coordenadora.
Já Armando Mendonça, diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, destaca que é objetivo da Superintendência contar com os estudos da Embrapa para um seminário sobre desmatamento que acontecerá possivelmente em março na instituição. O seminário faz parte de uma série de eventos temáticos planejados para acontecer ainda no primeiro semestre de 2015 com a presença dos parceiros da Sudam.
Texto: Uriel Pinho (Estagiário/Ascom)
Publicação: 30/01/15
Redes Sociais