Sudam prioriza Capacitação interna focada em resultados
Redefinir as ações de Capacitação da Sudam com foco na melhoria do desempenho organizacional foi o grande objetivo da reunião realizada pela Instituição no final de janeiro com todas as equipes técnicas da Superintendência. Com o entendimento de que a capacitação deve alinhar estrategicamente as políticas e as práticas de governança de pessoas com a missão, os objetivos e as metas organizacionais, a Diretoria de Administração apresentou as novas diretrizes para o setor no biênio 2014-2015.
O redirecionamento do trabalho teve dentre as motivações o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a visão moderna de gestão de pessoas a ser adotada pelos órgãos federais. O modelo leva em conta a adoção de ações que aliem o aperfeiçoamento individual do servidor com os objetivos da Instituição. A diretora de Administração da Sudam, Meryan Flexa, ressaltou a importância da parceria entre as unidades da casa e a Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) quanto ao fluxo de informações entre as unidades para a adoção do novo conceito de governança de pessoas.
A reunião contou com a participação da diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cleide Raiol. A diretora destacou o modelo de gestão por competência no qual a nova gestão pública exige produção de resultados para a sociedade.
Na prática, a Sudam elaborou uma Norma de Procedimentos que orienta as ações de capacitação e está concluindo o Plano de Capacitação com as prioridades da Sudam.
Publicação: 4/2/15
Texto: Marilena Vasconcelos
Redes Sociais