Superintendente da Sudam é homenageado com a Medalha Celso Furtado
O superintendente da Sudam, Djalma Mello, foi agraciado com o prêmio CINDRA de Desenvolvimento 2014 - Medalha Celso Furtado. O prêmio é realizado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), da Câmara Federal, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). São homenageados órgãos, agentes e entidades da administração pública de qualquer dos poderes da União, Estados e Distrito Federal e municípios, assim como pessoas físicas e jurídicas da iniciativa privada que tenham realizado ações que contribuem para o desenvolvimento regional.
A entrega da medalha reuniu políticos, autoridades, homenageados e convidados na noite desta terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Além do superintendente da Sudam, outras 13 personalidades também foram condecoradas, entre elas, Dante Martins de Oliveira (in memoriam), autor da proposta de emenda à Constituição “Diretas Já”; Vicente Gianluppi, pesquisador da Embrapa/RR e Francisco José Coelho Teixeira, ministro da Integração Nacional.
Em sua segunda edição, o Prêmio CINDRA presta uma homenagem a Celso Furtado, economista e um dos mais importantes pesquisadores de políticas de desenvolvimento econômico sobre o Brasil e América Latina. Criador da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Celso Furtado pensou as agências de desenvolvimento do nordeste e da Amazônia como instituições dotadas de capacidade técnica para promover o desenvolvimento em um determinado espaço de tempo. Durante a abertura do evento, o presidente da CINDRA, deputado Domingos Neto (Pros-CE), ressaltou que a homenagem é um reconhecimento para pessoas que, assim como Celso Furtado, investem no Norte e no Nordeste exercendo protagonismo a um modelo de desenvolvimento que gere emprego e contribua com a sociedade.
Homenagem - O superintendente da Sudam, Djalma Mello, recebeu a homenagem por indicação do deputado federal, Dudimar Paxiuba (Pros-PA), que destacou a importância do trabalho que a instituição vem realizando na Amazônia. “Ao conceder esse prêmio a comissão visa elevar a importância de um órgão estruturante da região. Hoje, a Sudam readquiriu status de órgão de referência ao fomento e ao desenvolvimento da Amazônia e isso se deve em muito pela gestão de seu superintendente na pessoa do Djalma Mello”, disse Paxiuba.
Mello participou da premiação acompanhado pelo diretor de planejamento da Superintendência, Armando Mendonça, e pela família. Para o superintendente, a homenagem representa o reconhecimento por tudo que a Nova Sudam vem fazendo desde a sua criação e significa que a instituição está, aos poucos, sendo fortalecida não apenas com ações internas e externas, mas também pela credibilidade dos parceiros, inclusive da classe política. “Sinto-me fortalecido e honrado nesta noite. Esse prêmio significa muito para a Sudam e é uma prova que o trabalho da nossa equipe está dando certo”, agradeceu o superintendente.
Texto: Leidemar Oliveira
Publicação: 26/11/14
Redes Sociais