Fórum de Gestores Federais do Pará define prioridades.
A elaboração das prioridades e objetivos estratégicos do Fórum Estadual e o levantamento das necessidades e ofertas, visando à colaboração mútua entre os órgãos públicos federais do Pará foram algumas das discussões da Oficina de Planejamento do Fórum de Gestores Federais. A reunião foi na manhã desta quinta-feira (24), na sede da Sudam, em Belém. O objetivo do evento foi congregar representantes dos órgãos federais presentes no Estado. A oficina foi conduzida por representantes da Coordenação Nacional do Fórum de Gestores e pela gerência macrorregional da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), ambas ligadas à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Foram ressaltadas as possibilidades de articulações com outros órgãos para concretizar objetivos comuns junto aos ministérios. Um exemplo é a proposta da Sudam de conceder incentivos fiscais para instituições privadas que mantenham programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, o que se relaciona às atividades de órgãos como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&T) e também envolvido com a questão de formação e fixação de recursos humanos para a pesquisa na Amazônia.
A próxima reunião do grupo ficou marcada para o dia 18 de agosto, também na sede da Sudam em Belém, tendo como pauta a reorganização do Fórum no Pará e a redefinição das prioridades e objetivos do grupo. Em outros estados Amazônicos, temas como a mobilidade e multimodalidade, gestão de áreas de fronteira e compras compartilhadas têm ganhado força como discussões que podem melhorar a atuação dos órgão federais na região.
Estiveram presentes cerca de 30 gestores atuantes em áreas como transporte hidroviário, cultura, ciência e tecnologia e comércio exterior. Eles discutiram a aproximação institucional de seus órgãos e os limites e possibilidades da colaboração em setores como infraestrutura e gestão de pessoal.
Texto: Ascom-Sudam
Publicação: 24/07/2014
Redes Sociais