Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Fórum de Gestores do Pará define prioridades
Início do conteúdo da página

Fórum de Gestores do Pará define prioridades

Criado: Sexta, 22 de Agosto de 2014, 10h42 | Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2014, 10h42 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h53

 

A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e órgãos federais atuantes em áreas como cultura, ciência e tecnologia estiveram reunidos na última quarta-feira, 20, em Belém. A reunião contou com a presença da secretária de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Esther Bemerguy. Na ocasião, o grupo conheceu a Agenda de Desenvolvimento Territorial do Tapajós (ADT-Tapajós) e definiu o Plano de Ação do Fórum de Gestores Federais do Pará, para 2014 e os eixos temáticos de atuação. O superintendente da Sudam, Djalma Mello, falou sobre a necessidade de promover o diálogo entre os gestores federais do estado do Pará. “Vamos trocar informações, ideias e até trabalhos conjuntos com a finalidade, inclusive, de evitar superposições de ações”, afirmou ele.

De acordo com Bemerguy, será levado à região do Tapajós um plano de desenvolvimento de expansão econômica, fortalecendo a economia tradicional da região, a agricultura familiar, o extrativista, o ribeirinho, quilombola e indígenas. “O que se pretende é trazer todos para dentro de um projeto de desenvolvimento, que tenha como objetivo garantir direitos da população daquela região”, afirmou a secretária, que ressaltou o papel fundamental da Sudam no processo de desenvolvimento da região amazônica. ”A Sudam coordena o fórum de gestores, que representa o Governo Federal no Pará. É fundamental que se mobilize todos os gestores federais envolvidos no processo, para que se possam levar essas políticas públicas para o Tapajós”, defendeu ela.

Prioridades

Na reunião foram traçadas as perspectivas do que deve ser realizado ainda em 2014, como o fortalecimento dos laços institucionais no estado para a identificação de oportunidades de ações em conjunto, a relação das ações realizadas pelos órgãos e a partir daí, a divulgação das ações e a definição de agenda de trabalho do fórum. Ainda segundo Mello, a partir de agora serão encaminhadas a Brasília as ideias e sugestões que surgiram, a partir do planejamento, tanto as prioridades quanto as estratégias. Espera-se que Brasília mande de volta a estrutura oficial do fórum nacional de gestores.

Participaram da reunião representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Incra, Delegacia Regional de Agricultura, Instituto Evandro Chagas, entre outros.

 

Texto: Ingrid Albuquerque (estagiária/Ascom)

Publicação: 22/8/14

Fim do conteúdo da página