Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Incentivos Fiscais devem atingir mil projetos aprovados em 2014
Início do conteúdo da página

Incentivos Fiscais devem atingir mil projetos aprovados em 2014

Criado: Segunda, 22 de Setembro de 2014, 11h22 | Publicado: Segunda, 22 de Setembro de 2014, 11h22 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h53

A Sudam poderá alcançar a marca mil projetos incentivados no Amazonas até o final de 2014. A meta foi um dos assuntos da reunião da Superintendência com o setor empresarial do Amazonas, realizada na última sexta-feira, 19, em Manaus. O evento foi coordenado pela Sudam com o objetivo de entregar 25 laudos de imposto de renda a 14 empresas do Distrito Industrial de Manaus. Segundo o coordenador geral de Incentivos e benefícios fiscais e financeiros, Indalécio Pacheco, as empresas voltaram a pleitear o benefício após um momento de desaquecimento no setor devido à desaceleração da indústria e da realização da Copa, mas que a previsão é de retomada forte no segundo semestre.

Nos últimos sete anos, a Sudam aprovou mais de mil projetos na Amazônia, dos quais 864 são do Amazonas. Nesse período, foram beneficiadas 366 empresas, gerando 180 mil empregos diretos e indiretos e projetando um investimento da ordem de R$4,5 bi. Para alcançar os mil projetos no Amazonas, a Sudam precisará aprovar até dezembro, mais 136 laudos.  “A Sudam está contratando mais 71 novos técnicos aprovados no concurso, o que será um grande reforço para o nosso setor. As empresas que pretenderem pleitear os incentivos da Sudam devem apresentar os projetos o quanto antes. Faremos uma força tarefa para atingir a nossa meta”, informou Pacheco.

 O superintendente da Sudam, Djalma Mello, disse que apesar da predominância do incentivo da redução do imposto de renda (IRPJ), outra modalidade de incentivo, a do Reinvestimento, vem crescendo no Amazonas. Voltado para a aquisição de máquinas e equipamentos novos, o Reinvestimento consiste na concessão de 30% dos 25% do IRPJ acrescidos de 50% de recursos próprios das empresas. Até hoje, foram 24 projetos aprovados pela Sudam nessa modalidade, totalizando R$258 milhões de incentivo fiscal. As empresas com maior porte e maior incentivo são a Petrobrás, Moto Honda e Sansung. “É um incentivo que veio pra ficar e que tem ajudado as empresas a modernizar o seu parque industrial”, destacou Mello.

Publicação: 22/9/14

Texto: Leidemar Oliveira

 

 

 

Fim do conteúdo da página