Fábricas de gelo vão beneficiar cerca de 15 mil pescadores no Amazonas
Cerca de 15 mil pescadores de Manaus vão se beneficiar de duas fábricas de gelo apoiadas com recursos da Sudam. O termo de cooperação que garantirá a instalação das geleiras foi assinado pela Sudam e a Superintendência Regional de Pesca de Aquicultura no Estado do Amazonas no último dia 19, em Manaus. O evento ocorreu no Terminal Pesqueiro de Manaus, reunindo autoridades, representantes do setor e pescadores que fazem da pesca e aquicultura o único meio de sobrevivência.
Segundo o Sindicato dos Armadores de barco de pesca do Estado, cada pescador tem, em média, uma despesa de R$1.200,00/mês na compra de gelo. Com a fábrica, esse gasto será reduzido em mais da metade. As fábricas de gelo devem ser inauguradas ainda este ano e, segundo o superintendente de pesca do Amazonas, Raimundo Nonato Costa, além de conservar melhor o pescado, a fabricação de gelo no próprio terminal vai contribuir para aumentar o prazo de comercialização do peixe e favorecer as condições sanitárias do produto. Atualmente, os pecadores pagam até R$8,00 pelo saco de gelo para conservar toneladas do pescado. “Esse é apenas o primeiro de muitos avanços que o setor deve receber em Manaus até que o Terminal funcione cem por cento”, disse Costa.
Foto:Terminal Pesqueiro Público de Manaus
Em Manaus, 1.300 barcos legalizados devem ser beneficiados com o projeto, que vai resolver o problema da conservação e estocagem do pescado. O superintendente da Sudam, Djalma Mello, destacou a importância do pescado na economia do Estado e de toda a região amazônica. Segundo ele, a cadeia produtiva do pescado é um dos principais Arranjos Produtivos Locais apoiados pela Superintendência como forma de incentivar e desenvolver a atividade e a renda dos pescadores.
Publicação: 22/9/14
Texto: Leidemar Oliveira
Redes Sociais