Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Itaituba recebe treinamento do SICONV
Início do conteúdo da página

Itaituba recebe treinamento do SICONV

Criado: Quinta, 09 de Outubro de 2014, 16h37 | Publicado: Quinta, 09 de Outubro de 2014, 16h37 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h53

 

Dezoito servidores públicos de seis prefeituras municipais da região do Tapajós participaram de mais um curso realizado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), de treinamento para operação do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal). O programa busca facilitar tanto a captação de recursos do governo federal, quanto a prestação de contas para os programas de desenvolvimento e a execução dos convênios firmados com prefeituras dos municípios que participaram do treinamento.

O curso aconteceu no período de 24 a 26 de setembro, na sede do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Itaituba, e contou com a participação de representantes das prefeituras paraenses de Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis, Novo Progresso e Trairão.

O treinamento foi solicitado pelo Consórcio Tapajós, que está responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento da Região do Tapajós, que está em plena discussão. Segundo a servidora da Sudam, Alda Canto, a região é muito carente de treinamento na captação de recursos públicos e esse curso vai ajudar a formar agentes multiplicadores que vão disseminar o conhecimento na região, sobre as várias fases no Siconv. A programação inclui a apresentação do sistema, a elaboração do projeto, a inserção da proposta do plano de trabalho, da execução até a prestação de contas.

Em 2014 esta é a sexta turma de servidores municipais e estaduais treinados pela Sudam em Siconv. A instituição elegeu como prioridade a capacitação desses técnicos considerando a dificuldade das prefeituras em acessar recursos do Governo Federal e realizar convênios com a Superintendência. A Sudam está disponível a qualquer prefeitura da Amazônia Legal que necessite do treinamento.

 

Texto: Marilena Vasconcelos

Publicado em: 09/10/14

 

Fim do conteúdo da página