Sudam e prefeitura de Manaus realizam oficina sobre defesa civil
Intensificar as ações de proteção e defesa civil no Amazonas é o grande objetivo da oficina “Como utilizar as informações dos Boletins de Monitoramento para Ações Preventivas de Proteção e Defesa Civil”, a ser realizada em Manaus no período de 22 a 24 de outubro. O treinamento será ministrado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), responsável pelas ações federais de defesa civil na Amazônia, e pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com a parceria da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Manaus. As duas instituições são parceiras no desenvolvimento do projeto “Integração do Sistema de Monitoramento, Previsão e Alertas para Gestão de Risco e Respostas a Desastres na Amazônia”, que objetiva desenvolver ações focadas na prevenção dos desastres naturais na região.
Entre as ações é a emissão diária de Boletins de Alerta Hidroclimático, o qual consegue prever com uma antecedência de até 30 dias, a ocorrência de enchentes, secas e outros fenômenos meteorológicos. Atualmente, oito cidades de quatro Estados amazônicos, dentre os quais o Amazonas, são monitoradas sobre precipitação pluviométrica, focos de calor, nebulosidade dentre outras previsões.
Os Boletins de Alerta emitidos pela Sudam são um importante instrumento de auxílio a Estados e municípios na identificação e antecipação a desastres. Além deles, a Coordenação de Defesa Civil da Superintendência tem intensificado o combate a esses desastres, incentivando e capacitando as prefeituras na formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil(Nudecs) para envolver o poder público municipal e a comunidade na identificação local de possíveis desastres.
A oficina envolverá conteúdo teórico e prático com visita técnica às instalações da Estação Fluviométrica do Porto de Manaus e em áreas de risco da área metropolitana de Manaus. O objetivo é integrar o sistema de monitoramento e previsão e alerta de desastres, divulgar, informar e orientar os usuários da área de Proteção e Defesa Civil de como utilizar os resultados dos Boletins de Alerta nas ações de preparação e prevenção de eventos extremos nos municípios da área metropolitana de Manaus. A oficina acontece de 22 a 24 de outubro, a partir das 8h, na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Texto: Leidemar Oliveira
Publicado em: 21/10/2014
Redes Sociais