Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Servidores recebem capacitação e orientações
Início do conteúdo da página

Servidores recebem capacitação e orientações

Criado: Quarta, 05 de Novembro de 2014, 11h40 | Publicado: Quarta, 05 de Novembro de 2014, 11h40 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h53

 

 

As formas de avaliação de desempenho dos servidores,  um artigo científico escrito por uma servidora doutora em Desenvolvimento Regional do quadro da Sudam, sustentabilidade no ambiente de trabalho e os convênios e acordos de cooperação técnica desenvolvidos pela instituição foram os temas abordados, na tarde desta terça-feira, 04, pelos coordenadores das unidades para situar os novos servidores recém admitidos nos quadros da casa, por ocasião do último concurso público.

Rayane Melo, especialista em Gestão de Pessoas do Ministério da Integração Nacional (MI), situou-os sobre as avaliações de desempenho adotadas pelo governo federal, que passará a fazer parte de seu dia-a-dia, já que exercem um impacto direto na sua remuneração. Ela proferiu a palestra sobre “Avaliação de Desempenho Individual”, focando nas gratificações GDPGPE/GDACE, e explicou como os servidores efetivos devem proceder no processo avaliativo e suas influências na sua ficha funcional.

O coordenador-geral de Convênios e Monitoramento, André Souza, demonstrou o quadro da Diretoria de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e sua estrutura e falou sobre os convênios  contratos de repasse e termos de cooperação técnica celebrados pelo órgão, desde a sua proposição até a prestação de contas. Ele informou que a Sudam firma esses contratos com instituições públicas federais, estaduais e municipais, consórcios públicos, e também com instituições privadas sem fins lucrativos, como ONGs e OCIPs.

A doutora Narda Souza relatou aos presentes sobre o seu artigo "O Projeto de Gestão Ambiental Integrada e a Capacidade Institucional: uma observação sistêmica". Ela destacou conhecimento sobre a efetividade que o projeto de gestão integrada e em que medida traz melhorias à vida dos amazônidas a partir desse modelo de gestão pública. Ela ressaltou que a gestão ambiental na Amazônia está interligada entre entidades das diversas esferas de governo e que se interagem e articulam em favor dos resultados no âmbito da administração publica. "Daí ser um processo sistêmico e continuo", afirmou ela.

O engenheiro João Nepomuceno falou sobre as formas de exercer as atividades de maneira ambientalmente sustentável e como otimizar os procedimentos que são altamente burocráticos sem perder de vista o conceito de sustentabilidade.

 

Texto : Marilena Vasconcelos

Publicação: 05/11/14

Fim do conteúdo da página