Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam treina mais uma turma em Siconv
Início do conteúdo da página

Sudam treina mais uma turma em Siconv

Criado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2014, 16h39 | Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2014, 16h39 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h49

 

 

A Sudam realizou mais um curso de treinamento para operação do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal). O programa vem tentando facilitar tanto a captação de recursos do governo federal, quanto a prestação de contas para os programas de desenvolvimento e a execução dos convênios firmados com prefeituras dos municípios que participaram do treinamento.

O curso aconteceu no Centro de Treinamento da Sudam no período de 04 a 07 de fevereiro e contou com a participação de representantes das prefeituras paraenses de Tomé-Açu, Inhangapi, São João da Ponta, Soure, Ponta de Pedras, Curralinho, Santa Cruz do Arari e Mãe do Rio. “São quatro dias de curso, abordando as várias fases no Siconv. A programação inclui a apresentação do sistema, a elaboração do projeto, a inserção da proposta do plano de trabalho, da execução até a prestação de contas”, explicou a técnica em contabilidade da Sudam, Jeanne Aragão, que ministrou o treinamento.

 


Segundo ela, o sistema serve para que as prefeituras se capacitem, a fim de conseguir captar recursos e garantir que os convênios federais sejam executados da melhor forma possível. Osvaldo Matos Filho, funcionário da prefeitura de Tomé Açu, que participou do treinamento, disse que o curso “oferece várias abas de informações de cadastros para propostas e acompanhamento das mesmas, dos convênios, dos projetos dos municípios. O trabalho fica muito mais rápido, muito mais transparente, devido a essas informações”, afirmou.

O curso também contou com a participação da Coordenação de Defesa Civil da Sudam (Cordec). O coordenador substituto da Cordec, Ricardo Rocha, falou a respeito da importância dos municípios criarem suas próprias coordenações de defesa civil, além da importância de se desenvolverem ações preventivas contra desastres e também a respeito do uso do cartão de pagamento de defesa civil, que facilita a transferência de recursos para as áreas em situação de emergência.

Esta é a quarta turma de servidores municipais e estaduais treinados pela Sudam em Siconv. A instituição elegeu como prioridade a capacitação desses técnicos considerando a dificuldade das prefeituras em acessar recursos do Governo Federal e realizar convênios com a Superintendência. A Sudam está disponível a qualquer prefeitura da Amazônia Legal que necessite do treinamento. Pelo menos mais dois cursos já estão previstos para este semestre.

 

 

Publicação: 7/2/14

Texto: Amanda Braga (estagiária/Ascom)

 

 

Fim do conteúdo da página