Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam e Ufra iniciam projeto de revitalização do Rio Guamá
Início do conteúdo da página

Sudam e Ufra iniciam projeto de revitalização do Rio Guamá

Criado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 16h31 | Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 16h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h49

 

 

A Sudam assinou novo termo de cooperação com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para iniciar o Projeto Desenvolvimento Local Integrado, que visa à proteção, recuperação e revitalização ambiental da Microbacia do Rio Guamá. A responsável pela execução do projeto será a Funpea (Fundação de Apoio a Pesquisa, Extensão e Ensino em Ciências Agrárias).

Segundo o coordenador geral de promoção de desenvolvimento sustentável da Sudam, André Luiz de Souza, o termo de cooperação foi assinado no final de 2013 e no inicio de 2014 iniciaram as atividades, entre as quais se destaca inicialmente a DRP (diagnóstico rápido participativo) que permite que uma equipe visite as áreas que o projeto abrange para que se tome conhecimento dos principais problemas existentes junto à comunidade residente na área.

Das metas do projeto, além da revitalização da flora e do monitoramento da água do rio, está também a capacitação para produção do pequeno produtor, onde serão feitas oficinas de produção de mandioca, horticultura, tratamento de animais e a aquisição de equipamentos, como computadores, para aulas de informática básica, a fim de ajudar na qualificação e inserção dos participantes no mercado de trabalho. Entre os municípios que serão beneficiados estão: Aurora do Pará, Bonito, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Santa Luzia do Pará, São Domingos do Capim e São Miguel do Guamá.

De acordo com o coordenador André Souza, neste mês a Sudam também participou de reunião, em Ourém, junto com os demais participantes do projeto para apresentar, analisar, discutir e aprovar o regimento interno do Fórum de Defesa da Microbacia do Rio Guamá. O fórum tem por objetivo trabalhar pela proteção da microbacia e pelo seu desenvolvimento. O projeto durará dois anos, podendo ser prorrogado.

 

Publicação: 17/02/14

Texto: Amanda Braga (estagiária/Ascom)

 

Fim do conteúdo da página