Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam aprova consulta prévia para agropecuária
Início do conteúdo da página

Sudam aprova consulta prévia para agropecuária

Criado: Sexta, 07 de Março de 2014, 17h57 | Publicado: Sexta, 07 de Março de 2014, 17h57 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h49

 

Um incremento de 17 vezes na produção e comercialização de animais com valor agregado e a Integração Lavoura Pecuária (ILP) são os principais objetivos do empreendimento da empresa Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A, que teve sua Consulta Prévia aprovada pela Diretoria Colegiada da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), para obtenção de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).

Caso a consulta prévia seja transformada em projeto, com recursos do FDA na ordem de R$400 milhões, a empresa, que explora uma área total de 473 mil hectares, em São Felix do Xingu e Santana do Araguaia, prevê elevar a produção e as vendas anuais de gado no Pará. A expectativa é de que a produção de gado aumente das atuais 100 mil cabeças em, 2013, para 320 mil cabeças para 2023, atingindo 5.000 touros de alto desempenho, 5.000 matrizes de vacas leiteiras de alta performance. As atuais dois milhões de sacas de grãos, em 2013, deverão aumentar para 3,5 milhões de saca em 2023. E vai ser expandida a atual capacidade de confinamento de 20 mil para 80 mil animais por ano. Também será aumentada a capacidade de armazenamento de grãos das atuais 750 mil sacas para um milhão de sacas. Esse crescimento é previsto no projeto baseado na intensificação das atividades atualmente disponíveis, sem a abertura de novas áreas. Será trabalhado o aumento da produção na
área de confinamento.

A empresa mantém atividades de pesquisa e desenvolvimento em genética e pecuária e trabalha na pecuária de corte em regime de ciclo completo de produção, que vai desde a cria até a engorda.

A Integração Lavoura Pecuária (ILP) consiste no melhoramento do processo produtivo do rebanho comercial, para atender à demanda de frigoríficos e garantir o fornecimento ao mercado, com a implantação do ciclo completo de pecuária (cria, recria e engorda), com a intensificação, recuperação e fertilização do solo com a agricultura e adubação direta. O projeto pretende ampliar a área plantada de milho e soja e, 208 vezes, atingindo anualmente 48 mil hectares de agricultura, girando em uma área de mais de 110 mil hectares de potencial agrícola. 

 

Publicada em 07/03/14

Texto: Marilena Vasconcelos

 

Fim do conteúdo da página