Municípios têm até 31 de Março para realizar Conferências de Proteção e Defesa Civil

Os recentes casos de alagamentos e suas graves consequências em diferentes regiões da Amazônia chamam atenção para a importância das políticas de proteção e defesa civil. O objetivo da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC) é justamente fortalecer a participação da sociedade e a integração das políticas públicas de prevenção e redução de impactos de desastres no Brasil.
A conferência será realizada de 27 a 30 de Maio, em Brasília. No Pará, a etapa estadual acontece de 10 a 11 de Abril, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Já as etapas municipais/distritais, que são fundamentais para levar demandas locais à conferência nacional, podem ser realizadas pelas prefeituras de todo o país apenas até o próximo dia 31 de Março.
A coordenadora de Defesa Civil da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Adelaide Nacif, diz que é muito importante que as prefeituras do estado do Pará e dos outros estados da Amazônia Legal participem das etapas locais junto à sociedade civil, elejam seus delegados e exponham as necessidades específicas de proteção e defesa civil do Pará e da Amazônia.
“Temos áreas de ocupação em nossas periferias, locais suscetíveis a alagamentos, problemas com o acesso à água potável e uma serie de outras demandas próprias”, destaca Adelaide.
A nova Sudam faz parte do Comitê Ministerial responsável pela promoção da 2ª CNPDC. Por isso a Superintendência está capacitada para orientar qualquer município da Amazônia Legal sobre a organização e realização de suas conferências municipais, em parceria com as Coordenações Estaduais de Defesa Civil. Orientações também são encontradas no site da conferência: www.2cnpdc.mi.gov.br.
Publicado em 11/03/2014
Texto: Uriel Pinho (Estagiário/Ascom)
Redes Sociais