Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Defesa Civil: 59 municípios da Amazônia são afetados por desastres em 2014
Início do conteúdo da página

Defesa Civil: 59 municípios da Amazônia são afetados por desastres em 2014

Criado: Sexta, 21 de Março de 2014, 17h15 | Publicado: Sexta, 21 de Março de 2014, 17h15 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h49

Dos nove Estados da Amazônia Legal, seis estão sofrendo com a ocorrência de desastres naturais. Dentre os estados atingidos, 59 municípios encontram-se afetados pelas enchentes deste ano, a maioria deles em situação de emergência. O Amazonas e o Pará lideram a lista com 13 e 12 municípios afetados, respectivamente.  Os dados são da Coordenação de Defesa Civil (Cordec) da Sudam, apresentados na manhã desta sexta-feira, 21, ao ministro da integração nacional, Fernando Teixeira. O ministro coordenou a videoconferência de monitoramento das ações do Ministério na área de defesa civil para avaliar as ações em todo o Brasil.

Segundo o levantamento da Cordec, o caso mais grave é da capital Porto Velho (RO), que já decretou estado de calamidade pública devido à cheia do Rio Madeira. A maioria dos municípios já obteve reconhecimento do Governo Federal, por meio do MI, e já está recebendo algum tipo de auxílio governamental. Segundo o ministro Fernando Teixeira, o ministério pretende rever a lista de produtos essenciais doados aos municípios. O Kit de defesa civil inclui medicamentos e equipamentos como notebooks, rádio, carro, tablete, GPS dentre outros. O MI pretende consultar as prefeituras para saber exatamente qual a necessidade de cada um na composição do kit.

A coordenadora de defesa civil da Sudam, Adelaide Nacif, fez um balanço do projeto “Integração do Sistema de Monitoramento e Previsão de Alerta para a Gestão de Riscos e Respostas a Desastres na Amazônia”. O projeto é monitorado pelo MI e tem como objetivo fortalecer a capacidade de prevenção e resposta das coordenações estaduais de defesa civil para ações de preparação da população residente em áreas de risco. Desde o início do projeto a Cordec/Sudam já emitiu 1.640 boletins de alerta para os municípios polos das bacias do Araguaia-Tocantins, Xingu, Tapajós, Médio Amazonas e Rio Acre. 

Publicação: 21/3/14

Texto: Leidemar Oliveira

 

 

 

Fim do conteúdo da página