Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Belém, Macapá e Manaus recebem lançamento do Prêmio Celso Furtado
Início do conteúdo da página

Belém, Macapá e Manaus recebem lançamento do Prêmio Celso Furtado

Criado: Segunda, 07 de Abril de 2014, 11h08 | Publicado: Segunda, 07 de Abril de 2014, 11h08 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h49

 

 

O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, promovido desde 2009 pelo Ministério da Integração Nacional (MI) realizará lançamentos regionais em três capitais da Amazônia: Manaus (09/04), Belém (10/04) e Macapá (11/04). A premiação é voltada para trabalhos acadêmicos de doutorado e mestrado e projetos inovadores que visem à promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

A edição 2014 do Prêmio Celso Furtado teve seu lançamento nacional do dia 25 de Março, em Brasília, e aceita inscrições até o dia 30 de Junho pelo site premio2014.mi.gov.br, oferecendo prêmios que variam entre R$ 13 mil e R$ 50 mil.

O prêmio leva o nome do economista paraibano Celso Furtado (1920-2004), que teve participação imprescindível na criação de instituições cujos objetivos se pautavam no desenvolvimento autônomo e equitativo da América Latina e de sub-regiões extremamente empobrecidas.

O exemplo mais contundente dessa participação foi sua atuação como superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), cargo do qual foi deposto em abril de 1964, em decorrência do golpe militar no Brasil. Durante a ditadura, Furtado se exilou em países como Estados Unidos e França, onde sempre exerceu atividades de ensino e pesquisa em universidades como Yale, Columbia, Cambrige (na Inglaterra) e Sorbonne. Voltou ao Brasil em 1979, beneficiado pela anistia.

Nesta terceira edição, o prêmio homenageia também o amazônida Armando Dias Mendes (1924-2012), nascido em Belém do Pará. Mendes era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e Especialista em Planejamento Regional. Durante toda sua trajetória acadêmica e administrativa, ele foi um destacado defensor do protagonismo da região Amazônica dentro de uma estratégia nacional de desenvolvimento.

Armando Mendes atuou na docência, pesquisa e gestão na Universidade Federal do Pará (UFPA), e foi um dos fundadores do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA). Exerceu ainda os cargos de Assessor Especial do Ministro e Secretário-Geral do Ministério da Educação. Foi também Professor Colaborador da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Mendes também foi presidente do Banco de Crédito da Amazônia (atual Banco da Amazônia) e consultor do Conselho Federal de Economia para Amazônia, desenvolvimento sustentável e ensino superior.

Serviço:

Lançamento Prêmio Celso Furtado em capitais da Amazônia

Dia 09/04 – das 10h as 12h – no auditório da SEPLAN/AM, na rua Major Gabriel, nº 1870, Praça 14, Manaus/AM.

Dia 10/04 – Das 9h as 12h – no auditório Lamartine Nogueira, na sede do Banco da Amazônia, na Av. Presidente Vargas, nº 800, em Belém/PA.

Dia 11/04 – Das 19h as 22h30 – no Centro Cultural Franco Amapaense – Rua General Gurjão, nº 32 – Centro, Macapá/AP

Texto: Uriel Pinho (Estagiário/Ascom), com informações do MI e da SUDENE

 

Fim do conteúdo da página