Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > VALE apresenta projeto para exploração de minério de ferro
Início do conteúdo da página

VALE apresenta projeto para exploração de minério de ferro

Criado: Terça, 15 de Abril de 2014, 16h43 | Publicado: Terça, 15 de Abril de 2014, 16h43 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h49

 O diretor da VALE, Octávio Bulcão Nascimento, foi recebido na manhã de ontem pelo superintendente da Sudam, Djalma Mello, para apresentar o projeto greenfield de uma Planta de Beneficiamento com capacidade de produção de 90 milhões de toneladas de minério de ferro.  O projeto está localizado no município de Canaã dos Carajás (PA), abrangendo 32 municípios até o Porto Madeira, na cidade de São Luís, no Maranhão.  

Segundo a VALE, o projeto insere-se no Programa S11D, da Companhia, que prevê a instalação do projeto (construção do complexo de Mina horizontal e Usina), a estruturação de um ramal ferroviário ligando o Pará ao Maranhão, e a duplicação da Estrada que vai escoar a produção do minério, e do Porto.  A previsão é que o empreendimento seja implantado em três anos a partir de 2016.  

A VALE estima a exportação de mais de R$100 milhões de toneladas e acréscimo de R$14 bilhões na balança comercial brasileira, aumentando o Produto Interno Bruto (PIB) do Pará em 25% a 29% sobre o PIB do Maranhão (PIB/2010). O superintendente da Sudam, Djalma Mello, destacou a importância do empreendimento para a economia da Região, mas ressaltou a necessidade de haver retorno social para os municípios de abrangência. “A exploração das nossas riquezas devem ser sempre acompanhadas de ações de desenvolvimento para a região e para a população envolvida”, ponderou o superintendente.

A empresa informou que a execução do projeto prevê a aplicação de um diagnóstico de desempenho sócioambiental em cada município para saber as demandas da comunidade nessa área. Além disso, em termos de empregabilidade, o empreendimento manutenção de 127 mil empregos diretos, indiretos e induzidos; 3.135 empregos efetivos médios no período das obras; e 2.598 contratações fixas na conclusão do projeto. 

Publicação: 15/4/14

Texto: Leidemar Oliveira

 

Fim do conteúdo da página